Pandemia

Ministério da Saúde autoriza 50 leitos de UTI para covid-19 no DF

A autorização foi dada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (24/3), com os aparelhos para atendimento exclusivo de pessoas em estado grave da doença

Pedro Marra
postado em 24/03/2021 21:14
 (crédito: Iges-DF/Davidyson Damasceno)
(crédito: Iges-DF/Davidyson Damasceno)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai receber mais 50 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 em estado grave. A autorização foi dada pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (24/3), com envio de aparelhos para atendimento exclusivo de pessoas em estado grave da doença, em caráter excepcional e temporário.

O valor do repasse mensal será de R$ 2,4 milhões, conforme a Portaria nº 518/2021, de março, publicada pela pasta. Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença.

Para receber leitos de UTI, as secretarias de Saúde do DF, estados e municípios devem fazer o pedido de autorização ao Ministério da Saúde, que custeia a entrega. Para adquirir os equipamentos, os governos locais devem cadastrar a solicitação na plataforma do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS).

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação