Imunização

Mesmo com filas, vacinação ocorre de forma tranquila no DF

No drive-thru do Lago Sul, os idosos e profissionais de saúde da rede privada foram se vacinar. Apesar da fila, o atendimento é feito de forma rápida

Samara Schwingel
Ana Maria da Silva
postado em 26/03/2021 15:46 / atualizado em 26/03/2021 15:46
 (crédito: Minervino Júnior)
(crédito: Minervino Júnior)

Após a ampliação do grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal, os idosos com 67 e 68 e profissionais de saúde da rede privada compareceram aos postos para receberem a primeira dose do imunizante. Na Unidade Básica de Saúde do Lago Sul, a fila de carros se estendia pela rua. Apesar disso, a vacinação ocorria de forma tranquila.

A veterinária Daniela Alitaz, 29 anos, conseguiu agendar a vacinação. “Fiquei tentando (agendar) desde o início do dia”, conta. “To ansiosa para receber a primeira dose porque não paramos durante a pandemia, continuamos atendendo”, completou a moradora do Lago Sul.

João Luiz Grillo, 67, também foi ao posto da QI 21 e conseguiu ser atendido. Na unidade, há dois pontos de vacinação para agilizar o movimento. “É uma sensação de alívio”, disse João, após ser vacinado.

Apesar da tranquilidade, a equipe da unidade tem cerca de 500 doses dos imunizantes disponíveis para o resto do dia. A aplicação continua até as 17h.

Filas

O posto drive-thru de vacinação contra a covid-19 no Iguatemi, Lago Norte, registrou uma longa fila para atendimento no início da tarde desta sexta-feira (26/3). As imagens registradas no local mostram que os carros formaram uma fila ao redor do shopping Iguatemi, até a entrada destinada à vacinação, onde o ponto está instalado (veja vídeo abaixo). No entanto, nos outros postos drive-thru a procura não foi menor. É o caso do posto de vacinação no Parque da Cidade, que também registrou longas filas.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, do Cruzeiro, e na UBS 1, da Asa Sul, pacientes relataram filas e atraso na entrega das vacinas para idosos acima de 67 anos. O Correio procurou a Secretaria de Saúde, que informou, em nota, que a informação não procede.

"Mais uma vez, informamos que podem ocorrer faltas momentâneas em alguns pontos de vacinação para esse público específico, em função de que o quantitativo de pessoas vacinadas, nessa faixa etária, foi superior ao que estava previsto pela Companhia de Planejamento (Codeplan).

A pasta ressaltou, ainda, que isso ocorre devido ao grande número de idosos vacinados que são da região do entorno, chegando a mais de 20%. "No entanto, quando o DF recebe novas doses, essa situação é rapidamente regularizada", garante a pasta.

Orientações

Todos os moradores com mais de 67 anos podem se vacinar no DF sem a necessidade de agendamento. Ao todo, são 50 postos de saúde, sendo 15 na modalidade drive-thru. Para ser vacinado, basta levar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. Caso não tenha o cartão de vacina, um novo será emitido.

Os pontos funcionarão até as 17h e os profissionais irão imunizar quem chegar ao local, desde que tenha 67 anos completos ou mais. A vacinação também se estenderá no final de semana, em três pontos: Parque da Cidade, estacionamento 13, Shopping Iguatemi e faculdade Unieuro, em Águas Claras.

Veja vídeo:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A vacina é disponibilizada em 50 pontos de vacinação, sendo 15 na modalidade drive-thru
    A vacina é disponibilizada em 50 pontos de vacinação, sendo 15 na modalidade drive-thru Foto: Reprodução
  •  Na Unidade Básica de Saúde do Lago Sul, a fila de carros se estendia pela rua
    Na Unidade Básica de Saúde do Lago Sul, a fila de carros se estendia pela rua Foto: Minervino Júnior
  • Usuários de 67 e 68 anos começou nesta sexta-feira (26)
    Usuários de 67 e 68 anos começou nesta sexta-feira (26) Foto: Minervino Júnior
  • Posto na Asa Sul registra fila na tarde desta sexta-feira (26) e pacientes reclamam
    Posto na Asa Sul registra fila na tarde desta sexta-feira (26) e pacientes reclamam Foto: Ricardo Rodrigues
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação