GRANDE PROCURA

Sábado de longas filas de veículos nos postos de vacinação por drive-thru

Ao todo o Distrito Federal conta com 17 pontos exclusivamente por drive-thru para aplicação das doses de imunizantes contra o novo coronavírus

Cibele Moreira
postado em 27/03/2021 10:08 / atualizado em 27/03/2021 11:53
Fila de carros no drive-thru do Lago Norte para vacinação contra a covid-19 -  (crédito: imagem cedida ao Correio )
Fila de carros no drive-thru do Lago Norte para vacinação contra a covid-19 - (crédito: imagem cedida ao Correio )

Os pontos de vacinação contra a covid-19 por drive-thru registraram longas filas de carros na manhã deste sábado (27/3). Com o público prioritário de idosos com 67 anos ou mais, além de profissionais de saúde da rede particular, a procura para receber o imunizante foi alta no Distrito Federal. No Lago Norte, Lago Sul e Águas Claras as filam estavam enormes, por volta das 8h30. 

Moradora do Jardim Botânico e presidente da instituição social Casa Azul, Daise Lourenço Moisés, de 68 anos, saiu cedo de casa para tomar a primeira dose do imunizante. "Cheguei no ponto de vacinação do Clube do Médico (Lago Sul) por volta das 6h45. Tinha só quatro carros na minha frente", conta ela que foi atendida às 9h30. 

Feliz por receber a primeira dose da CoronaVac, ela espera ansiosa para poder abraçar os filhos e netos, gesto que faz falta durante esse um ano de pandemia. "(receber a vacina) é um peso que a gente tira das costas. Estou muito feliz", afirma Daise. Mesmo vacinada ela alerta que os cuidados devem ser mantido. "Esse vírus não poupa ninguém, mesmo com a vacina, o distanciamento e o uso de máscara devem ser mantidos. A vacina vem para minimizar", ressalta. 

Quando ela saiu do ponto de vacinação, a fila no local já estava enorme. A grande demanda também foi impulsionada pela liberação de mais um grupo etário de idosos com 67 e 68 anos. Esse público foi autorizado, nesta sexta-feira (26/3), a ser imunizado após o recebimento de mais 38,7 mil doses da CoronaVac e 7,1 mil da Astrazeneca. A Secretaria de Saúde espera vacinar 34 mil pessoas nessa faixa etária. 

Os profissionais de saúde da rede privada que agendaram a aplicação da primeira dose para esta sexta-feira (26/3) e não conseguiram atendimento serão vacinados neste sábado (27/3). Nesses casos é necessário procurar os pontos de vacinação e apresentar o registro do agendamento anterior.

O Distrito Federal conta com 17 pontos exclusivamente por drive-thru para aplicação das doses de imunizantes contra o novo coronavírus são eles:

  • Estádio Mané Garrincha
  • Shopping Pátio Brasil
  • Faculdade Uniplan em Águas Claras
  • Clube do Médico (Lago Sul)
  • Shopping JK
  • Taguatinga Shopping
  • Terraço Shopping
  • Taguapark
  • Sesc Ceilândia
  • Estádio Bezerrão
  • UBS nº 5 de Ceilândia
  • Clube da Saúde (SIA)
  • UBS nº 1 de Sobradinho
  • Asa Norte, em frente ao Liberty Mall

O horário de funcionamento é das 9h às 17h. Apenas profissionais da rede privada precisam agendar.

Novos grupos 

Na próxima semana, o governo do Distrito Federal pretende iniciar a vacinação de agentes de segurança pública, rodoviários e agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Os professores e educadores das redes pública e privada devem ser beneficiados no próximo mês.

O objetivo do Executivo local é realizar essa ampliação dos grupos de profissionais paralelamente à ampliação das faixas etárias. No entanto, para que isso aconteça, é preciso do repasse de vacinas por parte do Ministério da Saúde. A previsão é de que novas remessas sejam enviadas neste domingo (28/3) e na próxima quarta-feira (31/3). 

Até o momento, mais de 259.877 mil pessoas se vacinaram contra a covid-19 no DF. Desse total, 72.519 pessoas receberam as duas doses do imunizante. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação