pandemia

Policiais federais constrangem servidora e tentam furar fila da vacinação

O incidente aconteceu na tarde deste sábado (27/3), no drive-thru do Terraço Shopping. Os policiais exigiam o acesso a "xepa", que são doses remanescentes do imunizante contra a covid-19

Correio Braziliense
postado em 27/03/2021 21:28 / atualizado em 27/03/2021 21:28
 (crédito: Material cedido ao Correio)
(crédito: Material cedido ao Correio)

Na tarde deste sábado (27/3), agentes da Polícia Federal (PF) tentaram constranger uma servidora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), no drive-thru do Terraço Shopping. Os policiais exigiam o acesso a “xepa”, que são doses remanescentes da vacina contra a covid-19.

Segundo relato de testemunhas, a servidora explicou que os policiais não tinham direito ao acesso à "xepa". O governo do Distrito Federal (GDF) está imunizando apenas idosos com mais de 67 anos e profissionais da saúde da rede particular.

O subsecretário de Atenção à Saúde da SES-DF, Alexandre Garcia, explica que a chamada “xepa” são doses remanescentes que depois de abertas têm que ser utilizadas por inteiro em um prazo de 6 horas. Segundo ele, elas “só podem ser utilizadas pelo grupo prioritário” estabelecido pela pasta.

“Em postos de vacinação drive-thru é muito difícil ter doses remanescentes, porque há um número maior de pessoas para se vacinar, então não sobra”, afirma.

Procurada pelo Correio, a Polícia Federal não havia respondido sobre o caso até a última atualização desta reportagem.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação