Pandemia

Comerciantes temem mais prejuízo após juíza determinar volta de lockdown

Na terça, a juíza Kátia Balbino decidiu que o DF deve restabelecer o lockdown a partir desta quinta-feira (1º/4)

Luana Patriolino; Larissa Passos
postado em 31/03/2021 12:26 / atualizado em 31/03/2021 12:27
Dona de restaurante, Raimunda de Araújo conta que já precisou demitir funcionários -  (crédito: Ed Alves/D.A Press)
Dona de restaurante, Raimunda de Araújo conta que já precisou demitir funcionários - (crédito: Ed Alves/D.A Press)

Os comerciantes do Distrito Federal temem mais prejuízos financeiros após a Justiça Federal do DF determinar que o governo local retome as medidas restritivas de circulação da população, para conter o avanço da pandemia de covid-19. A norma começa a valer partir desta quinta-feira (1º/4).

Em Ceilândia, a gerente de uma franquia do restaurante QG Jeitinho Caseiro, Raimunda de Araújo, 28 anos, lamenta a decisão. “Está um caos, acaba afetando todo mundo, é a triste realidade ter que enfrentar”, afirma.

A gerente conta como o movimento diminuiu desde março do ano passado, quando os casos do novo coronavírus começaram a aparecer no DF. “Impactou muita coisa, caiu muito em relação às vendas. Sempre quando a gente fechava [o restaurante] eram três ou dois demitidos”, diz. Segundo Raimunda, o quadro de funcionários reduziu de nove para seis profissionais. “Vamos ter que fazer uma nova escala hoje para saber como vai ficar amanhã, se teremos que reduzir mais pessoas”, disse.

Novo lockdown

A juíza Kátia Balbino, da Justiça Federal, determinou, nesta terça-feira (30/3), que o Governo do Distrito Federal retome as medidas restritivas de circulação, suspensas desde segunda-feira (29/3), a partir desta quinta-feira (1º/4). No entanto, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que vai recorrer à Justiça para manter as atividades na capital.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação