OBRAS

Com investimento de R$ 10 milhões, Hospital Veterinário do DF deve dobrar atendimentos

Equipes de saúde serão ampliadas e unidade passará a oferecer cirurgias ortopédicas. Decreto que prevê destinação dos recursos necessários às obras saiu no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (18/3)

O Hospital Veterinário Público (Hvep) — no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga — receberá R$10 milhões em recursos para ampliar as instalações e duplicar o atendimento. O decreto que destina os recursos orçamentários para esse fim saiu no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (18/3).

As obras previstas permitirão ampliar a capacidade de atendimento em 100% em curto prazo e, no segundo semestre, haverá nova licitação para que o atendimento aumente 200%. A intenção, segundo o Executivo local, é de que o Hvep se torne um hospital de referência nacional para atendimento veterinário.

A expectativa do Ibram é atender um público duas vezes maior a partir de maio. O hospital deve passar de 900 para 2,1 mil consultas por mês, segundo o instituto.

Reformas

Em curto prazo, cinco módulos pré-fabricados, tipo contêineres, serão acoplados ao lado da sede, onde funcionarão de maneira adaptada. Quatro contarão com estrutura para consultórios, e o quinto será um almoxarifado. Além disso, o centro cirúrgico passará por ampliação para realizar operações ortopédicas. O estacionamento também será ampliado, com previsão de conclusão das obras para este ano.

Com a nova estrutura, as senhas distribuídas diariamente para atendimento da população vão passar de 50 para 100. O número de funcionários será ampliado em 25%, passando de 34 para 55 funcionários, incluindo veterinários, auxiliares, recepcionistas, apoio, técnicos de radiologia, entre outros.

De janeiro até 15 de março, o Hvep realizou 2.353 atendimentos, sendo 347 cirurgias, 1.945 retornos, 1.134 ultrassonografias, 1.890 radiografias, 10.51 exames laboratoriais e 6.710 para administração de medicamentos.