feriado

DF: veja o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa

De acordo com o Sindivarejista, no sábado (3/4), o comércio funcionará normalmente obedecendo as medidas de restrições fixadas pelo governo local no combate à covid-19

Caroline Cintra
Larissa Passos
postado em 01/04/2021 10:57 / atualizado em 01/04/2021 13:49
Câmara dos Deputados, em Brasília -  (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
Câmara dos Deputados, em Brasília - (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) informou, nesta quinta-feira (1º/4), que as lojas do Distrito Federal ficarão fechadas na sexta-feira Santa (2/4). Já no sábado (3/4), o comércio funcionará normalmente, obedecendo as medidas de restrições fixadas pelo governo do DF no combate à covid-19.

Na noite de quarta-feira (31/3), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) acatou um recurso apresentado pelo GDF contra a decisão que proibia a reabertura de comércios, mantendo as atividades não essenciais liberadas. Diante disso, continua a valer o decreto de 19 de março, que autorizava o funcionamento de estabelecimentos como restaurantes, bares e shoppings, com horários específicos e jornadas reduzidas. 

Veja como funcionarão os outros setores do DF:

Metrô

No Metrô-DF haverá alteração apenas na sexta-feira, que seguirá horário de feriado: 7h às 19h. No sábado, o funcionamento será normalizado, das 5h30 às 23h30. No domingo, das 7h às 19h.

Ônibus

No feriado desta Sexta-feira da Paixão, as linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal funcionarão com tabela horária de domingo. Na quinta-feira (1), todos os coletivos estarão em operação normal, com tabela horária de dia útil. Os horários das viagens dos coletivos podem ser conferidos no site do DF No Ponto. 

Shoppings

  • Brasília Shopping

Na sexta-feira as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação ficará aberta de 11h às 19h. As lojas funcionam sábado das 13h às 21h, domingo das 13h às 19h e a praça de alimentação nos dois dias de 11h às 19h.

  • Taguatinga Shopping

Na sexta, as lojas estarão fechadas. No sábado, as lojas abrem das 13h às 21h e no domingo 13h às 19h. A praça de alimentação e os setores de lazer funcionarão nos três dias das 11h à 19h

  • ParkShopping

Na sexta, as lojas estarão fechadas. A praça de alimentação funciona das 11h às 19h. No sábado, as lojas atendem das 13h às 21h e a praça de alimentação das 11h às 19h. No domingo, os comércio funcionam das 14h às 20h, já o setor de gastronomia estará aberto das 12h às 19h.

  • Boulevard Shopping

Na sexta, as lojas estarão fechadas. No sábado elas abrem das 13h às 21h e no domingo 13h às 19h. Nos três dias a praça de alimentação funcionará das 11h às 19h.

  • Alameda Shopping

Na sexta, as lojas estarão fechadas, assim como a praça de alimentação. No sábado, as lojas retomam o atendimento das 13h às 21h. A praça de alimentação funciona das 11h às 19h. No domingo, todo o shopping funcionará das 12h às 18h.

  • Venâncio Shopping

Na sexta, as lojas estarão fechadas. No sábado e no domingo funcionam das 13h às 18h. Já a praça de alimentação será facultativo. As lanchonetes que abrirem devem atender das 11h às 19h.

  • JK Shopping

Na sexta-feira as lojas estarão fechadas. No sábado, as lojas funcionam das 13h às 21h (algumas com horário diferenciado de acordo com o decreto). No domingo, as lojas atenderão das 13h às 19h. Nos três dias a praça de alimentação atenderá das 11h às 19h.

  • Terraço Shopping

Na sexta as lojas estarão fechadas. Elas abrem no sábado das 13h às 21h e no domingo das 11h às 19h. Nos três dias a praça de alimentação e o setores de lazer funcionam das 11h às 19h.

  • Conjunto Nacional

Na sexta, as lojas e quiosques estarão fechados. Já a praça de alimentação poderá atender das 12h às 19h. No sábado as lojas funcionam das 13h às 21h e a praça de alimentação das 11h às 19h. No domingo as lojas abrem das 14h às 20h e a praça das 12h às 19h.

  • Casa Park

Na quinta será ponto facultativo, as lojas abrem das 13h às 21h. Praça de alimentação 11h às 19h. Na sexta, as lojas fecham e a praça funciona das 11h às 21h. No sábado as lojas funcionam das 13h às 21h e alimentação das 11h às 19h. Domingo alimentação das 11h às 19h e lojas facultativo, das 14h às 20h.

  • Iguatemi 

Nesta sexta-feira, as lojas estarão fechadas. No sábado, funcionarão das 13h às 21h e domingo das 14h às 20h, mas com horário opcional das 13h às 21h. Delivery e take out funcionarão todos os dias das 11h às 21h e alimentação e lazer das 11h às 19h.

Comércio 

As lojas do Distrito Federal estarão fechadas nesta sexta-feira Santa (2/4). No sábado, funcionarão normalmente, dentro das restrições fixadas pelo Governo do DF.

Zoo

O Zoológico de Brasília funcionará normalmente durante o feriado da Semana Santa, das 9h às 17h.

Parques

O Parque Nacional de Brasília será fechado apenas no feriado de sexta-feira (2/4). Nos demais dias o funcionamento segue normalizado, das 8h às 16h, com entrada permitida para as trilhas até às 15h. Os demais parques funcionam normalmente.

Delegacias

Na quinta-feira, que foi decretado ponto facultativo, as delegacias funcionarão normalmente, visto que o decreto não abrange segurança e saúde. Na sexta-feira, sábado e domingo, funcionarão somente os plantões.

Bancos

Na quinta-feira o atendimento será normal, das 10h às 16h, e na sexta não funcionará.

Trânsito

  • DER

Nesta quinta-feira (1º/4) não terá atendimento presencial aos cidadãos em nosso setor de multas e penalidades na sede do órgão. As operações de reversão de sentido nos horários de pico nas vias DF-003 e DF-095 / BR-070 serão realizadas normalmente. Neste dia, por ser ponto facultativo, o Eixo Rodoviário estará aberto ao tráfego de veículos normalmente, bem como a faixa exclusiva de ônibus da EPNB permanece exclusiva apenas aos coletivos, vans escolares e táxis.

Já na sexta-feira (2/4), devido ao feriado de Paixão de Cristo, as operações de reversão na subida do Colorado e na Estrutural / BR-070 não serão realizadas e na DF-002 (Eixo Rodoviário) será operado o Eixão do Lazer entre 6h e 18h. E na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075) a faixa exclusiva para ônibus estará liberada para o tráfego de todos os veículos.

  • Detran

Na quinta-feira (1º/4), o Detran-DF irá funcionar normalmente e todos os serviços marcados serão mantidos. Lembrando que o atendimento ao público é somente mediante agendamento prévio. Já na sexta-feira, o departamento estará fechado, em razão do feriado nacional de Sexta-feira da Paixão. As equipes de Engenharia e de Fiscalização de Trânsito atuaram conforme escala de trabalho. O atendimento retorna ao normal na segunda-feira (5/4).

Restaurantes comunitários

Estarão abertos na quinta-feira (1º/4) e no sábado (3/4). Estarão fechados na sexta-feira (2/4) e aos domingos não funcionam.

Cras e Creas

Fecham na sexta-feira (2) e retomam o funcionamento na segunda-feira (5).

Centros Pops (Taguatinga e Plano Piloto)

Funcionam diariamente de 8 às 17h.

Justiça

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) terá suas atividades suspensas de 31 de março a 2 de abril devido ao feriado da Semana Santa. O recesso forense está previsto na Lei 11.697/2008. Haverá plantão para atender situações urgentes.

Atendimento ao público

As medidas urgentes devem ser direcionadas à equipe do plantão judicial pelo telefone (61) 3214 4444 (disponível 24 horas).

Ouvidoria

Durante o feriado, as manifestações podem ser feitas por meio do formulário eletrônico.

Saúde

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Ambulatórios 

Nesta sexta-feira (2/4), as UBS e os ambulatórios dos hospitais estarão fechados devido ao feriado. Os serviços públicos de saúde voltarão a funcionar normalmente no sábado (3/4 – UBSs que abrem habitualmente aos sábados) e na segunda-feira (5/4 – ambulatórios).

  • Emergências e Unidades de Pronto-Atendimento

Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

  • Farmácias de Alto Custo 

As três farmácias de alto custo não abrirão nesta sexta. No sábado, o funcionamento será até o meio-dia.

  • CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) também estarão fechados nesta sexta-feira. As exceções são os CAPs do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, que estarão com atendimento 24 horas por dia. Os outros CAPs, dos tipos I e II, estarão fechados e retornam com atendimento na segunda-feira (5/4).

  • Hemocentro 

A Fundação Hemocentro de Brasília informa que, na Páscoa, não haverá atendimento na Sexta-feira da Paixão. No sábado (3/4), o funcionamento é normal, das 7h às 18h. O Hemocentro não abre aos domingos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação