Pandemia

Boa notícia! Saúde consegue mais 2,4 mil doses de vacina para idosos com 66 anos

Com as novas doses de imunizantes, um total de 3,6 mil pessoas com 66 anos serão vacinadas neste sábado (3/4)

Samara Schwingel
Adriana Bernardes
Ana Maria Silva
postado em 03/04/2021 11:21 / atualizado em 03/04/2021 12:53
 (crédito: Minervino Junior/CB D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal acaba de conseguir 2,4 mil doses extras de vacina para imunizar os idosos com 66 anos neste sábado (3/4). Portanto, um total de 3,6 mil pessoas nesta faixa etária serão vacinadas na capital ainda hoje. O aumento foi possível devido ao remanejamento de vacinas que estavam em hospitais e ainda não tinham sido utilizadas para o público dos profissionais de saúde. 

Além disso, a pasta também ampliou o horário de atendimento para até às 17h. “A Secretaria de Saúde fez um esforço e conseguiu triplicar o número de doses ofertadas para aplicação da D1. Pegamos todas as vacinas dos hospitais que ainda não tinham sido utilizadas e com isso, disponibilizamos 1.200 doses em cada um dos três drive-thrus, totalizando 3.600 doses”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Ele ressalta que quem tomar a D1 tem a segunda dose (D2) garantida e que a Secretaria de Saúde depende agora do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde para dar continuidade na vacinação dos idosos a partir de 66 anos.

Valero explica ainda que, os drive-thrus vão funcionar até às 17h e que a partir das 14h será feito um redimensionamento da fila de acordo com a quantidade de doses que ainda restarem. A organização da fila conta com o apoio da PMDF e do Detran.

Hoje, no DF

No Parque da Cidade, a corrida pela vacina começou às 13h de sexta-feira (3/4) e, como os idosos não arredavam o pé, a Secretaria de Saúde distribuiu senhas garantindo que eles poderiam voltar para casa. Na manhã desta sábado, a situação é a mesma.

Os gestores da pasta informaram que, mesmo as pessoas que não pegaram senhas, serão imunizadas. Para isso, serão feitas duas filas. Uma para quem tem a senha e a outra, para quem não tem a ficha. Agentes do Departamento de Trânsito (Detran) vão atuar orientando os idosos e seus familiares sobre qual fila pegar.

“Faremos uma fila prioritária para atender esses idosos que pegaram a senha ontem à noite, foram mais de 200 carros que estavam aguardando. Neste sábado, disponibilizaremos 1.200 doses no drive-thru do Parque da Cidade”, informa.

Zancanaro informou que conseguiu desfazer a fila e encaminhar os idosos para casa com o apoio de sua equipe, Detran, Policia Militar e auditores que estão fiscalizando as medidas de lockdown e o respeito ao toque de recolher implantado no Distrito Federal.

Já em Águas Claras, a vacinação de idosos com 66 anos é no drive-thru da Unieuro. A fila de veículos começa na Estrada Parque Taguatinga, toma toda a Rua 37 e avança na contramão pela Rua 36. Apesar da grande quantidade de carros, a fila anda rápido.

Para ajudar no fluxo de atendimento, a enfermeira Neuda Rodrigues, à frente da coordenação do ponto de vacinação, mobilizou servidores das áreas técnicas fazendo com que a fila andasse com mais celeridade.

Já no drive-thru do Iguatemi, a superintendente da Região Leste, Raquel Bevilaqua enviou equipes mais cedo para realizarem a triagem e preenchimento de fichas antes das vacinas chegarem, dando mais celeridade para a vacinação.

A vacinação contra a Covid-19 também ocorrerá no domingo (4), mas somente no drive-thru do Parque da Cidade, apenas para quem precisa tomar a segunda dose (D2).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE