Previsão do Tempo

Inmet emite aviso de chuvas intensas e ventos de 60 km/h nesta noite

Diversas regiões podem ser afetadas pelos temporais nesta segunda-feira (5/4). Caso a condição climática de instabilidade se mantenha, o alerta será prorrogado para os próximos dias

Carol Cintra
postado em 05/04/2021 21:17 / atualizado em 05/04/2021 21:18
Fim do verão e início do outono são marcados por chuvas fortes -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Fim do verão e início do outono são marcados por chuvas fortes - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde desta segunda-feira (5/4), um aviso de chuvas intensas, com possibilidade de ventos com velocidade de 60 km/h. O alerta se estende até a noite, quando podem ocorrer registros de precipitações fortes em diversas regiões do Distrito Federal.

O meteorologista Olívio Bahia explicou que a mistura do calor e o aumento da umidade relativa do ar favorece a instabilidade do clima, gerando uma condição de chuvas mais fortes, que causam impacto. “Geralmente, esse vento gera queda de galhos e de árvores, a probabilidade é grande. O fornecimento de energia também pode ficar comprometido”, disse.

Ele destacou que essa instabilidade é típica do fim do verão e que, geralmente, com a mudança de estação, o clima sofre algumas alterações. “Não muda a chave de uma só vez. Alguns momentos ficam mais quentes, outros mais frios. Nesse momento, as pancadas de chuvas podem ocorrer mais à tarde, quando o tempo atinge a temperatura máxima. As nuvens se formam, ganham mais corpo e matura até o momento de despejar”, explicou o especialista.

Na tarde desta segunda-feira, o Inmet registrou chuvas fortes em algumas regiões, como Planaltina, Itapoã e Altiplano Leste. Há chances de precipitações intensas no centro de Brasília, no Sudoeste, no Gama e em Samambaia. Podem chover em outras cidades até o fim da noite.

A instabilidade deve permanecer durante toda essa semana. A princípio, o aviso de chuvas intensas e ventos de 60 km/h dura até esta noite. No entanto, pode ser prorrogado na terça-feira (6/4), caso as condições climáticas se mantenham.

Nesta segunda-feira, a temperatura mínima foi de 16ºC, em Águas Emendadas, em Planaltina. A máxima foi registrada durante a tarde, 28,5ºC. A umidade relativa do ar ficou alta o dia inteiro e variou entre 50% e 69%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação