Previsão do tempo

Quinta-feira (1º/4) será de calor com pancadas de chuva no DF

Os termômetros vão registrar até 30ºC no Distrito Federal. As pancadas de chuva estão previstas para o fim da tarde e início da noite

Adriana Bernardes
postado em 01/04/2021 09:05 / atualizado em 01/04/2021 09:08
 (crédito: Ed Alves/ CB/ DA Press)
(crédito: Ed Alves/ CB/ DA Press)

Dia quente, céu com muitas nuvens e, no fim da tarde, início da noite, pancadas de chuvas. Assim fica o tempo nesta quinta-feira (1º/4) em todo o Distrito Federal. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 17ºC de manhã e, à tarde, vai fazer aquele calor: os termômetros vão marcar até 30ºC.

As pancadas de chuva vão acontecer graças a uma frente fria sobre o litoral do Sudeste, próximo da Bahia. O meteorologista Cleber Souza, explica que ela está puxando a umidade da Amazônia para a região central do país. “Quando se tem o encontro do aquecimento com a umidade, ocorrem as pancadas de chuva”, diz. A umidade relativa do ar vai oscilar entre 95% e 35%.

Águas de março

Após registrar o fevereiro mais chuvoso de todos os tempos, em março o volume de precipitações ficou abaixo da média. O esperado eram 211,8 milímetros e choveu apenas 164 milímetros. Abrindo espaço para um pouco de poesia e resistência, o mês se despediu do calendário como na canção eternizada nas vozes de Elis e Tom: “...são águas de março fechando o verão//é a promessa de vida no teu coração…”.

Segundo Cleber Souza, o mapa meteorológico do DF mostra que choveu em todo o Distrito Federal em 31 de março. “As regiões com os maiores registros foram Águas Claras e Gama. Mas houve raios e trovoadas por todo o DF”, explica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação