Vacinação

Movimento é tranquilo em 2º dia de vacinação das forças de segurança

Imunização para novo público-alvo, que começou nessa segunda-feira (6/4), continua nos locais de vacinação. No total, 2.310 doses serão destinadas ao grupo

Ana Maria da Silva
postado em 06/04/2021 12:49 / atualizado em 06/04/2021 12:50
Mais de mil pessoas foram vacinadas até esta terça (6/4) -
Mais de mil pessoas foram vacinadas até esta terça (6/4) -

A Secretaria de Saúde continua a vacinação contra covid-19 para os profissionais das forças de segurança pública do Distrito Federal. Foram vacinadas 1.081 pessoas no primeiro dia, totalizando, até o momento, 1.479 profissionais de segurança vacinados.

As 2.310 doses de vacina contra covid-19 começaram a ser aplicadas nos profissionais da Segurança Pública no DF na manhã de segunda-feira (5 /4). Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, do Guará, militares do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) foram vacinados. Para a corporação, foram destinadas 80 doses.

Durante a manhã, enquanto o Correio esteve no local, cerca de quatro pessoas apareceram para tomar a primeira dose do imunizante. O tempo de espera, por profissional, foi de três a cinco minutos. O policial Francisco Lemos da Cruz, 57 anos, chegou no local por volta de 11h50, em dez minutos conseguiu ser vacinado.

Após receber a primeira dose, o policial conta que a espera foi vivida com muita ansiedade. De acordo com Francisco, em sua equipe cerca de oito pessoas foram contaminadas pela covid-19. “Me senti muito feliz recebendo a primeira dose. A preocupação diminui um pouco, mas ainda vamos manter os critérios de segurança para não correr o risco de se contaminar”, diz.

Segundo os profissionais da saúde do posto, o movimento nesta manhã foi tranquilo. “Como as pessoas que vêm para receber a primeira dose agendaram, não há aglomeração. Aparece uma pessoa a cada 15 minutos”, afirmou profissional de saúde, que preferiu não se identificar.

Critérios de distribuição

De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, a divisão escalonada das doses levou em consideração critérios estabelecidos pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS), informados por meio de nota técnica (Nº 297/2021).

O documento recomenda a disponibilização das doses para profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas envolvidos diretamente nas ações de combate à covid-19, ordenados por prioridade. A ordem da vacinação segue da seguinte forma: trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

Nesta terça (6/4), a primeira fase da imunização será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Confira o cronograma abaixo.

Polícia Militar
770 profissionais
Local: UBS 1 (Núcleo Bandeirante)
Dias: nesta terça, 6/4, (manhã e tarde)

Bombeiros
460 profissionais
Local: UBS 1 (Estrutural)
Dias: nesta terça. 6/4, (manhã e tarde)

Polícia Civil
350 profissionais
Local: UBS 1 (Guará)
Dias: nesta terça, 6/4, (manhã e tarde)

Polícia Federal
240 profissionais
Local: UBS 1 (Riacho Fundo)
Dias: nesta terça. 6/4, (manhã e tarde)

Ministério da Justiça
120 profissionais
Local: UBS 1 (Candangolândia)
Dias: nesta terça, 6/4, (manhã e tarde)

Detran
80 profissionais
Local: UBS 4 (Guará)
Dia: nesta terça, 6/4, (tarde)

Polícia Rodoviária
70 profissionais
Local: UBS 1 (Candangolândia)
Dias: nesta terça, 6/4, (manhã e tarde)

SSP-DF
50 profissionais
Local: UBS 1 (Riacho Fundo)
Dias: nesta terça, 6/4, (manhã e tarde)

Depen
30 profissionais
Local: UBS 1 (Candangolândia)
Dias: nesta quarta, 7/5, (manhã)


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação