Vacinas

Covid-19: Projeto de Lei pede divulgação de nomes dos vacinados no DF

Projeto de lei será lido em plenária na Câmara Legislativa do DF nesta terça-feira (6/4). O distrital Chico Vigilante (PT) é o autor do projeto: ele acredita que as listas darão mais transparência à vacinação

Samara Schwingel
postado em 06/04/2021 15:17 / atualizado em 06/04/2021 15:17
Para o autor do projeto, as listas podem evitar que haja vacinação indevida -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Para o autor do projeto, as listas podem evitar que haja vacinação indevida - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Está em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um Projeto de Lei que prevê a obrigação da divulgação diária dos nomes das pessoas vacinadas contra a covid-19 no DF. O texto será lido durante a plenária desta terça-feira (6/4). 

Segundo o autor do PL, o deputado distrital Chico Vigilante (PT), o objetivo é evitar que pessoas sejam vacinadas em desacordo com a ordem prioritária estabelecida. O texto estabelece que a listagem deve ser atualizada diariamente, às 9h da manhã do dia seguinte à aplicação da vacina, e será discriminada conforme o local de vacinação; data de aplicação; critério para inclusão no calendário de vacinação; seja por idade, comorbidade ou atividade profissional; e, ainda, se primeira, segunda ou dose única.

“Considerando a lentidão da vacinação e a ansiedade da população pela imunização, este tipo de notícia ou rumor causa indignação ou sentimento de abandono pelos cidadãos. A transparência, nesse caso, é o melhor remédio, pois permite à cidadania ativa fiscalizar e, eventualmente, questionar os critérios de vacinação”, justifica o deputado.

Na última semana, comandantes da Polícia Militar do DF foram exonerados do cargo por furarem a fila da vacinação na capital federal. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação