Pandemia

Covid-19: governo autoriza seleção de aposentados

Profissionais vão compor cadastro reserva e atuarão na triagem e atendimento de casos suspeitos e diagnosticados da doença

Jéssica Moura
postado em 12/04/2021 14:46 / atualizado em 12/04/2021 14:46
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

Secretaria de Saúde será a responsável pela seleção de 250 servidores aposentados da saúde e militares da reserva que serão convocados para atuar na linha de frente de combate à covid-19. A medida que autoriza o certame foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (12/4) e foi assinada pelo secretário de Economia, André Clemente.

O processo foi aberto em 22 de março, mas só agora foi publicada a autorização da seleção, que já está em curso. Com isso, os profissionais convocados poderão atuar na triagem e atendimento direto ou indireto aos pacientes confirmados ou suspeitos de contaminação por coronavírus. A carga horária será de 40 horas semanais. O quadro de aposentados da pasta é de 6.181.

O ato ainda indica a distribuição dos cargos a serem ocupados ao longo de pelo menos 12 meses: 70 médicos (clínicos, nefrologistas e intensivistas); 30 fisioterapeutas; 50 enfermeiros; e cem Técnicos em enfermagem. O texto também prevê a formação de cadastro reserva igual a 100% do número de vagas autorizadas.

Realocação

Além do chamamento de aposentados e inativos, em 25 de março, a secretaria de Saúde editou uma circular para realocar servidores da atenção secundária da rede pública para atuar no tratamento dos pacientes infectados pelo coronavírus.

Hospital de campanha

Além disso, o governo ainda anunciou a construção de três novos hospitais de campanha para tratar os pacientes mais graves acometidos pela infecção por Sars-cov-2. A previsão é que um deles, o de Ceilândia, que é construído no pátio da Escola Parque Anísio Teixeira, seja entregue nesta semana.

 





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação