Pandemia

Vacina: frascos da CoronaVac são entregues com uma dose a menos

Segundo Osnei Okumoto, secretário de Saúde do DF, alguns dos frascos que deviam conter 10 doses têm apenas nove.

Samara Schwingel
postado em 13/04/2021 16:22 / atualizado em 13/04/2021 16:31
Segundo a secretaria de Saúde, entrega com menos doses reduziu as vagas de agendamento da vacinação -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Segundo a secretaria de Saúde, entrega com menos doses reduziu as vagas de agendamento da vacinação - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Alguns dos frascos de CoronaVac, vacina contra covid-19 produzida pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com a farmacêutica Sinovac, que chegaram ao Distrito Federal continham uma dose a menos que o prometido. Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, os frascos deveriam conter 10 doses, porém, alguns foram entregues com apenas nove. 

As informações foram divulgadas durante coletiva na tarde desta segunda-feira (12/4) no Palácio do Buriti. Segundo Okumoto, este é um dos motivos de terem sido disponibilizadas menos doses das vacinas para o agendamento dos profissionais de saúde que o previsto anteriormente. A principio, eram 5.008 doses, mas apenas 4.500 vagas foram abertas para este público.  "Além disso, temos uma reserva técnica de 5% das vacinas", explicou Okumoto. 

Okumoto garantiu que comunicou a empresa sobre os desfalques. O Butantan informou que todas as notificações recebidas pelo instituto até o momento relatando suposto rendimento menor das ampolas foram devidamente investigadas, e identificou-se, em todos os casos, prática incorreta na extração das doses nos serviços de vacinação. "Portanto, não se trata de falha nos processos de produção ou liberação dos lotes pelo Butantan", disse por nota.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação