CORONAVÍRUS

Vacinação contra covid-19 no DF continua neste fim de semana; confira locais

Primeiro dia de atendimento à população com 62 e 63 anos ficou marcado por filas. No entanto, campanha segue neste sábado (24/4) e no domingo (25/4), das 9h às 17h

Luana Patriolino
postado em 24/04/2021 06:00 / atualizado em 24/04/2021 09:15
O aposentado Miro Batista, 62 anos, emocionou-se ao receber a primeira dose, no Parque da Cidade -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 23/04/2021)
O aposentado Miro Batista, 62 anos, emocionou-se ao receber a primeira dose, no Parque da Cidade - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 23/04/2021)

No primeiro dia de imunização de idosos com 62 e 63 anos, a emoção tomou conta de quem recebeu a primeira dose. Prevista para começar neste sábado (24/4), a vacinação dessa faixa etária foi antecipada para sexta-feira (23/4), depois de a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) receber mais doses da AstraZeneca/Oxford e da Coronavac do governo federal. A campanha continua neste sábado (24/4) e no domingo (25/4), em 18 postos (leia Fim de semana).

O aposentado Miro Batista Guimarães, 62 anos, comemorou a imunização. Morador de Samambaia, ele escolheu o posto do Parque da Cidade para receber o imunizante. “Aqui é mais tranquilo. Ficar em pé, na fila, não tem condições. Vim no meu carro, sozinho, e não demorou muito. Meu olho se encheu de lágrimas quando fui vacinado. É um alívio. E, agora, é esperar a segunda dose”, comentou. A professora aposentada Maria Pia Barbosa Albuquerque, 63, descreve o dia como “muito especial”. “(A covid-19) é uma doença violenta, que mata muita gente. Mas, depois de vacinarmos, é aquela história: uma luz no fim do túnel. Você até se empolga”, relatou.

Em maio de 2009, Maria Pia entrou para a história do DF após passar sete horas em uma cirurgia cardíaca e se tornar a primeira mulher a receber um transplante de coração na capital federal. Ontem, ela se destacou novamente, ao ser a primeira paciente que passou por esse tipo de cirurgia a se imunizar contra a covid-19 em Brasília. “É um sentimento de gratidão pela segunda vez. A primeira foi pelo coração, que me tirou de um estado muito difícil da vida. Agora, há a esperança de conseguir viver mais um tempo”, disse.

Em Águas Claras, onde a professora aposentada se vacinou, ela esperou por uma hora e meia na fila. Atrás do carro em que Maria Pia estava, o engarrafamento que se formou impactou o trânsito da região administrativa. Em uma parte, o problema gerou um bloqueio por 6km. Em nota, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) informou que o problema decorreu do primeiro dia de vacinação.

A autarquia também pediu compreensão da população de Águas Claras. Além disso, orientou os que forem se vacinar no drive-thru da Unieuro a permanecerem na faixa da direita da Avenida Castanheiras. Aos que procurarem o posto da Uniplan, é preciso permanecer na Avenida Parque Águas Claras. “Aos demais, a sugestão é evitar trafegar pela região”, ressaltou o texto.

Fim de semana

Confira os locais de vacinação neste hoje e amanhã; o atendimento ocorre das 9h às 17h:

  • UBS nº 1 de Sobradinho 1 — presencial e drive-thru, apenas sábado
  • UBS nº 5 de Planaltina (Arapoanga) — presencial e drive-thru, sábado e domingo
  • Sesi Gama — presencial e drive-thru, apenas sábado
  • Shopping Iguatemi — drive-thru, sábado e domingo
  • UBS nº 1 do Núcleo Bandeirante — presencial, apenas sábado
  • UBS nº 5 de Ceilândia — drive-thru, sábado e domingo
  • UBS nº 3 de Ceilândia — presencial, apenas sábado
  • UBS nº 1 do Guará 1 — presencial e drive-thru, apenas sábado
  • Parque da Cidade, Estacionamento 12 — drive-thru, sábado e domingo
  • Parque da Cidade, Estacionamento 13 — drive-thru, apenas sábado
  • Mané Garrincha — drive-thru, sábado e domingo
  • UBS nº 2 de Samambaia Sul — presencial, apenas sábado
  • Unieuro de Águas Claras — drive-thru, apenas sábado
  • Taguaparque — drive-thru, sábado e domingo
  • Uniplan de Águas Claras — drive-thru, sábado e domingo
  • Torre de TV — drive-thru, sábado e domingo
  • Ceilândia Mall — drive-thru, sábado e domingo
  • Sesc Ceilândia — drive-thru, sábado e domingo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação