Mobilidade

Sistema de bikes compartilhadas passa por testes no DF

Fase faz parte do processo de chamamento público para instalação do novo sistema de bicicletas compartilhadas na cidade, da empresa Tembici. A estação foi montada no pátio do anexo do Palácio do Buriti. Testes serão feitos exclusivamente por técnicos da Semob

Correio Braziliense
postado em 27/04/2021 14:43 / atualizado em 27/04/2021 17:34
A estação e as bicicletas da Tembici, empresa escolhida para a parceria com o GDF, serão testadas apenas por técnicos da Semob -  (crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília                )
A estação e as bicicletas da Tembici, empresa escolhida para a parceria com o GDF, serão testadas apenas por técnicos da Semob - (crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília )

O novo Sistema de Bicicletas Públicas Compartilhadas do Distrito Federal está na fase de testes. A partir das 15h desta terça-feira (27/4), o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, dará início ao processo que visa testar os equipamentos cedidos pela Tembici, empresa escolhida para a parceria com o GDF, para integrarem o sistema. Os testes serão realizados apenas por técnicos da pasta. 

A fase faz parte do processo de chamamento público para instalação do sistema na cidade. A estação de amostra dos equipamentos foi montada no pátio do anexo do Palácio do Buriti. A amostra conta com uma plataforma e cinco bicicletas. Os equipamentos estão expostos ao público, mas os testes serão realizados apenas pelos técnicos, por meio de acessos programados antecipadamente pela operadora. O aplicativo de acesso dos usuários aos equipamentos está sendo finalizado.

Após a aprovação dos equipamentos será realizada a assinatura do contrato. A partir daí, a empresa terá 75 dias para colocar o sistema em operação. De início serão implantadas 70 estações com oferta de 500 bicicletas. De acordo com a proposta aprovada, inicialmente as bicicletas compartilhadas ficarão disponíveis na Asa Norte, Asa Sul, Universidade de Brasília (UnB) e Sudoeste.

Processo 

Em novembro do ano passado, o GDF deu início ao chamamento público para as empresas interessadas na implantação, operação e manutenção do sistema de bikes compartilhadas. Em janeiro deste ano, após o prazo de envio das propostas ser adiado, o governo local definiu a vencedora. 

O contrato terá vigência de 60 meses. O objetivo é integrar o deslocamento dos pedestres com o transporte público com cerca de 1,2 mil bicicletas e patinetes em diferentes regiões do DF. Caso haja necessidade, o serviço poderá ser ampliado durante a execução do contrato.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação