Imposto

IPVA: última parcela para pagamento do imposto vence nesta semana

No DF, os motoristas puderam pagar o IPVA em até três parcelas, sendo que a terceira vence até a próxima sexta-feira (30/4)

Ana Maria da Silva
postado em 29/04/2021 11:18 / atualizado em 29/04/2021 11:19
No DF, o IPVA pode ser dividido em até três parcelas -  (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
No DF, o IPVA pode ser dividido em até três parcelas - (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

A terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vence até a próxima sexta-feira (30/4), conforme o calendário divulgado pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec/DF). O pagamento do imposto é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.

No DF, os motoristas puderam pagar o IPVA em até três parcelas, sendo que a terceira começou a vencer na última segunda-feira (26/4). Os dias de vencimento variaram de acordo com o algarismo final da placa do veículo. De acordo com a Seec, os boletos do imposto foram enviados pela secretaria para as residências dos contribuintes em janeiro.

Em 2021, do total de 1.330.048 veículos existentes no DF com ano de fabricação até 2006, foram enviados 1.267.044 carnês de IPVA, pois alguns veículos têm imunidade, isenção ou não recaem sobre eles a incidência de imposto. Veículos fabricados há mais de 15 anos - ano de fabricação anterior a 2006 - não recolhem o imposto.

A alíquota do IPVA é de 3% sobre o preço do automóvel, de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de 2020, para os veículos de quatro rodas. Já para motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadriciclos e triciclos, o índice é de 2%. Além disso, as três parcelas são de valores iguais e sucessivas, não podendo cada uma ter valor inferior a R$ 50. Caso o valor do IPVA seja inferior a R$ 100, é cobrado em cota única.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação