Pandemia

Covid-19: Ocupação de leitos de UTI adulto é de 98,3%. Há 7 vagas

No total, a rede pública de saúde ainda tem 17 leitos livres para tratamento intensivo dos pacientes mais graves infectados pelo coronavírus. Taxa de lotação é de 96,05%

Jéssica Moura
postado em 30/04/2021 07:34
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

Na manhã desta sexta-feira (30/4), 98,3% das vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao atendimento dos adultos infectados pela covid-19 estavam ocupadas. Nos hospitais públicos do Distrito Federal, restam apenas sete leitos para tratar esses casos mais graves da doença.

Segundo informações do painel InfoSaúde, que fornece um monitoramento da situação nas unidades, 96,05% de todos os leitos estão tomados: 413 estão ocupados; cinco estão bloqueados, e 46 aguardam liberação.

Outros quatro leitos vagos são para crianças acometidas pela covid-19. Com isso, a taxa de ocupação desses leitos é de 60%. No caso dos leitos reservados aos recém-nascidos, seis estão livres, e o índice de lotação é de 25%.

Lista de espera

Enquanto isso, 64 pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19 aguardam na fila de espera por uma dessas vagas.

Nessa quinta (29/4), mais 43 mortes pela doença foram registradas pela secretaria de Saúde — 22 vítimas tinham entre 30 e 59 anos. Assim, o DF totaliza 7.761 mortes pela doença desde o início da pandemia. Os casos novos foram 929, e somam 377.656 notificações.

Rede privada

Nos hospitais privados, o cenário também é de UTIs cheias: 92,24% dos leitos para pacientes adultos estão ocupados, e restam 27 vagas. Em relação aos leitos pediátricos, a taxa de ocupação é de 50%. Como só há duas vagas para crianças, uma está ocupada e a outra, livre.

Ao todo, a rede privada mobilizou 390 leitos para atender os casos graves de covid. Desses, 332 estão ocupados e 40 estão bloqueados.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação