vacinação

Primeiro dia de vacinação de idosos com 60 e 61 anos tem alta adesão

Após o recebimento de 62,3 mil doses de vacina contra a covid-19, o governo do Distrito Federal ampliou o público prioritário para pessoas com 60 e 61 anos

Larissa Passos
postado em 30/04/2021 09:39 / atualizado em 30/04/2021 14:51
Vacinação de idosos até 60 anos começa com filas nesta sexta-feira (30/4) -  (crédito: Ed Alves /CB / DA Press)
Vacinação de idosos até 60 anos começa com filas nesta sexta-feira (30/4) - (crédito: Ed Alves /CB / DA Press)

No primeiro dia de campanha de imunização contra a covid-19 de idosos com 60 e 61 anos teve movimento intenso nesta sexta-feira (30/4). Isso porque, após o recebimento de 62.396 doses de vacinas, o governo do Distrito Federal (GDF) decidiu ampliar o público prioritário. A reportagem do Correio percorreu os pontos de vacinação por meio de drive-thru do Parque da Cidade e no Centro Universitário Unieuro, em Águas Claras

Na quinta-feira (29/4), durante coletiva no Palácio do Buriti, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que há doses para todos os idosos do DF com 60 e 61 anos e que não é necessário aguardar em longas filas pelo atendimento, pois a vacinação seguirá pelos próximos dias.

Por volta de 8h30, o drive-thru do Parque da Cidade tinha cerca de 200 carros esperando para receber o imunizante contra a covid-19. A imunização estava prevista para às 9h, no entanto, começou às 9h30, devido ao atraso da chegada das doses da vacina. Do total de veículos no ponto de vacinação, o militar aposentado Bernardo Moutinho, 60 anos, era o primeiro da fila e ficou esperando por cinco horas. “Eu cheguei umas 4h30 da manhã. Eu estava contando os minutos para tomar a vacina”, afirmou.

Quando soube que chegara o momento de ser imunizado, Bernardo se sentiu aliviado. “Eu queria ser o primeiro da fila, porque estava com muita vontade de ser vacinado e ficar mais despreocupado”, contou. O aposentado perdeu três amigos próximos para o novo coronavírus. “Eu senti tristeza e desamparo de ter perdido essas pessoas”, desabafou. Apesar da perda, ele espera que o imunizante chegue para toda a população. “Alegre de ter chegado a minha vez e espero que essa vacina chegue a todos”.

Em Águas Claras, no ponto de vacinação por meio do drive-thru do Centro Universitário Unieuro, houve grande adesão de pessoas com 60 e 61 anos. Quando era 10h, havia cerca de 80 carros a espera da fila de vacinação. 

Movimentação intensa

Às 13h40, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) atualizou a situação do movimento nos pontos de vacinação da cidade. De acordo com o órgão, a demanda está baixa no ponto drive-thru da Unieuro, em Águas Claras. Havia cerca de cinco carros no local. No Estacionamento 13 do Parque da Cidade, a demanda estava razoável: havia cerca de 60 veículos na fila de espera para receber a primeira dose do imunizante. 

No Guará, a demanda se mantém: aproximadamente 25 veículos aguardavam a vacinação contra a covid-19. As equipes do Detran continuam em campo e com o monitoramento remoto para acompanhar e realizar intervenções de segurança e fluidez, conforme explicou o órgão, em nota. 

Programe-se para vacinação

  • Unidades presenciais (40): das 8h às 17h
  • Unidades drive-thru (14): das 9h às 17h
  • Confira neste link a lista com todos os locais de atendimento 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação