Pandemia

Covid-19: Ocupação de leitos de UTI pediátricos é de 100% nesta segunda (3/5)

Lotação total, considerando também as vagas para adultos e recém-nascidos, é de 92,39% pela manhã; restam 35 leitos para tratamento intensivo na rede pública

Jéssica Moura
postado em 03/05/2021 07:42
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

Ao contrário do que vinha sendo registrado na última semana, na manhã desta segunda-feira (3/5), foram os leitos pediátricos que atingiram níveis críticos de ocupação. Todas as vagas deste tipo em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atendimento de casos mais graves de covid-19 entre crianças estão ocupadas.

Para os adultos, principal público acometido pela infecção, restam 28 vagas na rede pública. Com isso, a taxa de lotação registrada pelo painel InfoSaúde era de 93,69% até as 6h25. Entre os leitos neonatais, a situação é um pouco melhor: 12,5% estão ocupados, e há sete leitos livres.

Com isso, a taxa de ocupação total, considerando todos os tipos de leito, é de 92,39%. Os hospitais públicos mobilizaram 482 leitos de UTI para tratar os pacientes mais graves com o coronavírus; desses, 11 estão bloqueados, e outros 11 aguardam liberação.

Lista de espera

A fila de espera por uma dessas vagas, apesar de ainda ter nomes, encolheu: 23 pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19 aguardam pela transferência para UTI. No Distrito Federal, o ritmo de avanço da pandemia também tem desacelerado: a quantidade de novos casos está em queda, assim como as mortes. A capital federal acumula 380.639 pela doença e 7.855 óbitos.

Hospitais privados

Na rede privada, as taxas de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 também é elevada: 93,59% dos leitos para adultos estão cheios, assim como 50% dos pediátricos. Ao todo, restam 23 vagas para tratar esses pacientes, dos 390 que foram mobilizados nos hospitais privados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação