PANDEMIA

Primeiras doses da vacina da Pfizer contra covid-19 chegam ao DF

As vacinas chegaram por volta das 20h e já estão na rede de frios da Secretaria de Saúde. Elas devem ser utilizadas para a vacinação de pessoas com comorbidades

Samara Schwingel
postado em 03/05/2021 21:12 / atualizado em 03/05/2021 21:24
 (crédito: Thomas Kienzle/AFP - 12/2/21)
(crédito: Thomas Kienzle/AFP - 12/2/21)

As 5,8 mil doses da vacinas contra a covid-19 da norte-americana Pfizer/BioNTech chegaram ao Distrito Federal por volta das 20h desta segunda-feira (3/5). Os imunizantes já estão na rede central de frios e, de lá, serão distribuídos para as regionais de saúde. 

A vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso definitivo no país em 23 de fevereiro e é a segunda mais usada no mundo. Noventa países estão usando o imunizante, segundo levantamento do The New York Times. Entre eles, boa parte da Europa, da América Latina e os Estados Unidos.

Juntamente com as 81,5 mil doses de AstraZeneca que chegaram ao DF na manhã desta segunda-feira, as doses da Pfizer serão totalmente utilizadas na vacinação do público com comorbidades, que começa nesta terça-feira (4/5). Serão 60 mil doses de AstraZeneca utilizadas para a vacinação de pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e outras 10 mil, para a vacinação do primeiro grupo de comorbidades, composto por pessoas com síndrome de Down, com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pacientes que fazem terapia renal substitutiva (hemodiálise) e gestantes com comorbidades.

Como agendar

Para se vacinarem, as pessoas com comorbidades precisam se cadastrar no site vacina.saude.df.gov.br. Após o cadastro, é preciso aguardar a etapa de agendamento. Nesta segunda-feira, podem agendar as pessoas com síndrome de Down, com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), imunossuprimidos, pacientes que fazem terapia renal substitutiva (hemodiálise) e gestantes com comorbidades. Até as 16h, apenas 2,3 mil pessoas haviam agendado a vacinação, sendo que há 10 mil vagas disponíveis.

A partir de quarta-feira (5/5), estará aberto o agendamento para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos. Durante o agendamento, será possível escolher a data, horário e local de recebimento da dose. No total, há 55 pontos de vacinação no DF, sendo um deles noturno.

Para receberem o imunizante, as pessoas precisam levar o comprovante de agendamento impresso, documento de identificação, CPF e laudo médico com a comprovação de existência da comorbidade, no caso dos pacientes que não são atendidos pela rede pública de saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação