PANDEMIA

Covid-19: No DF, vacinas da Pfizer serão destinadas para comorbidades

A informação foi divulgada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha. No total, serão 8,5 mil doses do imunizante norte-americano

Samara Schwingel
postado em 03/05/2021 16:28 / atualizado em 03/05/2021 16:43
A vacinação de pessoas com comorbidades será feita mediante agendamento -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
A vacinação de pessoas com comorbidades será feita mediante agendamento - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

As 5,8 mil doses da vacina norte-americana contra a covid-19, a Pfizer/BioNTech, que devem chegar ao Distrito Federal na noite desta segunda-feira (3/5), totalmente utilizadas na vacinação de pessoas com comorbidades. A informação foi divulgada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva no Palácio do Buriti.

Além disso, segundo o secretário, das 81,5 mil doses de AstraZeneca que chegaram ao DF nesta segunda-feira (3/5), 60 mil serão utilizadas para a vacinação de pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e outras 10 mil doses, para a vacinação do primeiro grupo de comorbidades, composto por pessoas com síndrome de Down, com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pacientes que fazem terapia renal substitutiva (hemodiálise) e gestantes com comorbidades.

Mais 10 mil doses da Astrazeneca serão destinadas para a vacinação de profissionais de saúde da rede privada, que poderão voltar a agendar a vacinação a partir das 9h de amanhã. O agendamento pode ser feito pelo site.

Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, também presente na coletiva, caso haja uma demanda maior do grupo de comorbidades do que as 78,5 mil doses disponíveis inicialmente, a secretaria irá informar ao Ministério da Saúde para que a pasta federal possa repor as vacinas. “Ninguém vai ficar sem vacina”, disse. Caso isso ocorra, a pasta local abrirá uma nova data de agendamento para os primeiros grupos de pessoas com comorbidades.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação