Economia

GDF inaugura mais três espaços de inovação em Parque Tecnológico

Chinesa Huawei instalou ponto de cobertura de 5G em sala de reuniões por videoconferência. BRB e Detran vão operar espaço de inovações voltado para pequenas empresas e startups

Correio Braziliense
postado em 06/05/2021 12:03 / atualizado em 06/05/2021 12:04
O Parque Tecnológico é localizado entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília -  (crédito: Tony Winston/Agência Brasília)
O Parque Tecnológico é localizado entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília - (crédito: Tony Winston/Agência Brasília)

Três novos espaços foram inaugurados nesta quinta-feira (6/5) no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), localizado entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília. Na área do parque de 1,2 milhão de m², vão funcionar agora o centro de inovação do BRB, o centro de inovação do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o escritório de negócios da Huawei.

"Essa inauguração hoje é a consolidação desse trabalho na área de tecnologia, é o que tem de mais moderno no Brasil", disse o governador Ibaneis Rocha (MDB).

A ideia do BioTIC é atrair empresas e startups das áreas de Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Nanotecnologia e Telecomunicações que desenvolvam soluções para melhorar a tecnologia de instituições governamentais.

Novos espaços

O escritório de negócios da Huawei vai fornecer cobertura de sinal de 5G dentro de uma sala de reuniões para videoconferências. É a primeira sala de reuniões com sinal dessa tecnologia móvel instalada no Brasil.

"O 5G não é uma simples evolução do 4G, é uma revolução. Hoje vamos fazer uma demonstração da primeira telepresença via cobertura 5G", disse Atílio Rulli, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei. "O objetivo é fomentar pequenas empresas de Brasília do setor de tecnologia e também startups".

BRB

O BRB Lab será a sede do Programa de Inovação Aberta do BRB, que consiste na aceleração de starups. O espaço pretende estabelecer parcerias com empresas para desenvolver soluções relacionadas ao sistema financeiro, governo e cidadãos.

"Estamos anunciando hoje a incubação de 23 empresas em um processo de open inovation", disse o presidente do banco, Paulo Henrique Costa. As startups que ficarão no BioTIC vão atuar nas áreas de experiência do cliente, meios de pagamentos eficiência dos serviços.

Para ele, a medida abre espaço para uma nova matriz econômica no DF. O BRB prepara o lançamento de um fundo que pode arrecadar cerca R$ 5 bilhões nos próximos aos para financiar projetos de no Parque Tecnológico. O secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, afirmou ainda que nos próximos dias deve ser lançado um programa de apoio a outras 50 startups de R$ 50 mil para cada uma.

Detran

Já no Centro de Inovação Tecnológica do Detran (CITDetran), parte da diretoria de tecnologia da autarquia vai passar a funcionar no espaço para elaborar soluções digitais para o trânsito.

"Como será o trânsito daqui 10 anos?", questionou o diretor-geral do Detran, Zelio Maia. "O CIT está aqui para estudar o futuro e estudar soluções que ninguém pensou", afirmou. O Detran conta com mais de 30 serviços oferecidos por meio do aplicativo do órgão.

Universidade do Distrito Federal

O vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Rodrigo Delmasso (Republianos), também esteve na cerimônia e destacou a importância do investimento em educação para impulsionar o desenvolvimento tecnológico. "Ainda nesse semestre vamos aprovar o projeto de lei complementar para criar a universidade do DF. Essa universidade vai sair do papel".

Atualmente, a proposta está em discussão na Casa e a nova universidade, se for aprovada, pode oferecer cursos voltados para a área de tecnologia.

BioTIC

O acordo entre o GDF e a Huawei foi firmado em junho de 2019, para a instalação da internet móvel de tecnologia 5G no DF dentro do Parque Tecnológico, onde são feitos os testes permanentes da tecnologia.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação