PANDEMIA

Covid-19: taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede privada está em 90,4%

Segundo dados da Sala de Situação, há 27 leitos vagos em unidade de terapia intensiva nos hospitais particulares do DF para atender pacientes graves com a covid-19

Cibele Moreira
postado em 10/05/2021 09:51 / atualizado em 10/05/2021 09:55
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

As unidades de terapia intensivas (UTI) reservadas para atender pacientes com a covid-19 na rede particular estão perto da capacidade total. De acordo com dados divulgados na Sala de Situação, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid chegou a 90,4% na manhã desta segunda-feira (10/5). Há apenas 27 leitos disponíveis, sendo que um deles é pediátrico. 

Em contrapartida, na rede pública, com a abertura do Hospital de Campanha do Gama na última sexta-feira (7/5), o índice de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 79,7%. Segundo informações da Secretaria de Saúde, dos 480 leitos reservados para pacientes graves com a doença, 91 estão vagos. Outros 30 estão bloqueados e um aguarda liberação. 

Além das UTIs, a rede de saúde conta com 255 leitos em unidades de cuidados intermediários (UCI) para casos com suspeita ou confirmação da covid-19. Desse quantitativo, 124 leitos encontram-se disponíveis para receber pacientes — sendo que 53 estão localizados no Hospital de Campanha do Gama. De acordo com a pasta, a UCI tem a mesma estrutura que um leito de UTI convencional, por isso é capaz de dar todo o suporte necessário para os casos mais graves. 

Na manhã desta segunda-feira (10/5), 97 pacientes aguardavam na fila por um leito de UTI na rede pública. Desse quantitativo, nove são de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19. A expectativa da Secretaria de Saúde é zerar essa fila com a abertura dos hospitais de campanha. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação