Investigação

VÍDEOS: Veja casa na qual suspeita de planejar atentados no DF foi detida

No local, a jovem guardava máscaras e simulacro de arma de fogo para os atos de violência arquitetados por ele

Caroline Cintra
postado em 21/05/2021 13:29 / atualizado em 21/05/2021 17:43
Na casa, a polícia apreendeu objetos relacionados ao planejamento dos ataques -  (crédito: Divulgação/PCDF)
Na casa, a polícia apreendeu objetos relacionados ao planejamento dos ataques - (crédito: Divulgação/PCDF)

A Polícia Civil divulgou vídeos da Operação Shield, deflagrada na manhã desta sexta-feira (21/5), e que resultou na prisão de uma mulher que planejava ataques violentos pelo Distrito Federal. Entre os planos estavam massacres em escolas do DF.

Nas imagens, a polícia mostra a casa na qual a mulher foi detida. No local, foram encontradas diversas máscaras e simulacro de arma de fogo, ais soft usada para treinamento, que deveriam ser usados no dia dos atentados. Segundo a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), o colégio que seria alvo do atentado fica localizado na Região Administrativa de Recanto das Emas.

A a jovem foi detida em ação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal e da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América. De acordo com a PCDF, a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations ou HSI) em Brasília apurou informações sobre indivíduos que teriam a intenção de cometer atos graves de violência no DF. A Coordenação do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou a investigação preliminar e repassou as informações à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF).

Com as informações, a Polícia Civil começou uma investigação, identificou um dos suspeitos e representou na Justiça pedido de expedição de mandado de busca e apreensão, que foi deferido pelo plantão judiciário de forma célere. Na delegacia, a suspeita confessou a pretensão de realizar os atos violentos. 

Atualização às 17h40: De acordo com a polícia, diferentemente das informações iniciais, a pessoa suspeita de planejar ataques violentos no DF é uma mulher de 19 anos. Aos leitores, nossas desculpas. A história segue em desenvolvimento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação