TRANSPLANTE

Morador do DF que precisava de coração recebe órgão após 9 tentativas

Com miocardiopatia isquêmica, homem de 44 anos recebeu coração vindo do Rio de Janeiro, após cooperação da FAB e do Corpo de Bombeiros do DF. Este foi o 300º transplante de coração feito pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF)

Alan Rios*
postado em 29/05/2021 20:22
 (crédito: Divulgação/CBMDF)
(crédito: Divulgação/CBMDF)
Um morador do Distrito Federal com miocardiopatia isquêmica recebeu transplante de coração, neste sábado (29/5), após nove tentativas anteriores com órgãos não compatíveis. A história de Eric de Humberto de Moraes, 44 anos, mobilizou apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que trouxe o coração do Rio de Janeiro, e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que fez o transporte até o Hospital das Forças Armadas (HFA).

O dia que marcou a história de Eric também representou uma conquista para a capital. O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) alcançou a marca de 300 transplantes de coração, se destacando na captação de órgãos para pacientes do DF em outras unidades da Federação, como aconteceu com Eric. O ICDF é o único hospital de Brasília a realizar transplantes cardíacos em adultos e crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A operação ainda trouxe orgulho aos militares do Corpo de Bombeiros. Eles mobilizaram o helicóptero Resgate 4 na tarde deste sábado (29/5), com uma equipe mista de bombeiros e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e realizaram o transporte com rapidez: o coração pousou na Base Aérea de Brasília às 16h36, decolou de helicóptero rumo ao ICDF, no HFA, às 16h43 e chegou ao destino às 16h51.

 

“Esses movimentos fazem parte de um esforço maior. O ICDF chega à marca dos 300 transplantes de coração mesclando sentimentos que vão do orgulho à felicidade, permeados pela certeza de que vale a pena continuar trabalhando para salvar ainda mais vidas”, divulgou o Corpo de Bombeiros, em nota.

 

*Especial para o Correio

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação