investigação

Aluno é alvo de operação da PCDF depois de colocar bomba em faculdade

Material para produção de explosivos artesanais foram encontrados na casa do investigado. Laudo da criminalística aponta que explosão de artefato encontrado no campus da Unip "teria efeitos análogos aos da dinamite"

Jéssica Moura
postado em 02/06/2021 11:49 / atualizado em 02/06/2021 11:51
Material encontrado nas casas do investigado é usado em bombas caseiras -  (crédito: Divulgação/PCDF)
Material encontrado nas casas do investigado é usado em bombas caseiras - (crédito: Divulgação/PCDF)

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (2/6), dois mandados de busca e apreensão em endereços associados a um estudante da Universidade Paulista (Unip). O homem é um dos investigados pela bomba colocada no banheiro masculino do prédio do curso de fisioterapia em abril.

O aluno foi encaminhado à Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), onde foi ouvido. As investigações apontaram que a bomba foi colocada no local por um estudante, que avisou os funcionários. O intuito seria impedir a realização de uma avaliação prática do curso.

Nas casas do rapaz, em Samambaia e Ceilândia, os agentes encontraram materiais metalúrgicos, do tipo metalon, usados normalmente para a produção de artefatos explosivos artesanais. O celular do investigado foi apreendido e vai passar por perícia.

Em 23 de abril, quando a bomba foi encontrada pela Polícia Militar (PMDF), a faculdade precisou ser evacuada para evitar que estudantes e funcionários ficassem feridos em uma possível detonação.

O objeto foi identificado com a ajuda de um robô que utilizou raio-X para acusar a presença de explosivos. Segundo a faculdade, havia pólvora dentro do artefato, que fi retirado do banheiro pouco antes de uma atividade coletiva de alunos do curso de fisioterapia.

O laudo do Instituto de Criminalística da PCDF constatou que a bomba tinha um pavio pirotécnico, que, em contato com a pólvora confinada, poderia explodir e espalhar estilhaços, o que representaria um risco às pessoas e ao edifício. "Dessa forma, a explosão teria efeitos análogos aos da dinamite", descreve a polícia.





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação