Pandemia

Ibaneis pede à CLDF prorrogação do estado de calamidade

O pedido foi enviado à Casa nesta terça-feira (1º/6). GDF quer que o estado de calamidade seja prorrogado até 31 de dezembro de 2021 em função da pandemia de covid-19

Samara Schwingel
postado em 02/06/2021 13:49 / atualizado em 02/06/2021 13:50
Governador considera que a cidade ainda sobre impactos da pandemia e quer manter o estado de calamidade -  (crédito: RENATO ALVES)
Governador considera que a cidade ainda sobre impactos da pandemia e quer manter o estado de calamidade - (crédito: RENATO ALVES)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou à Câmara Legislativa do DF (CLDF) um pedido de prorrogação do estado de calamidade pública da capital federal. Segundo o documento, o GDF considera que a cidade ainda sofre com impactos "negativos decorrentes da pandemia". 

O pedido foi enviado ao Legislativo local nesta terça-feira (1º/6). O GDF pediu, também, que o caso fosse analisado com urgência pela Casa. 

Caso aprovado, o decreto que estabeleceria o estado de calamidade seria o terceiro do DF desde o início da pandemia. O primeiro foi aprovado em 2 de abril de 2020 e tinha data limite até 31 de dezembro de 2020, mas foi prorrogado até 30 de junho de 2021

Com a medida em vigor, o Executivo fica desobrigado de cumprir metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), podendo orientar recursos e investimentos para o combate à pandemia, além de requisitar recursos federais, como o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação