pandemia

Covid-19: Apenas 6 leitos de UTI para adultos estão livres na manhã desta sexta

Taxa de ocupação das vagas de leitos de UTI para esse público é de 97%. Lista de espera tem 22 pacientes

Jéssica Moura
postado em 04/06/2021 08:11
 (crédito: Andre Coelho/AFP - 5/3/21)
(crédito: Andre Coelho/AFP - 5/3/21)

Os leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes adultos com covid-19 seguem lotados nos hospitais públicos do Distrito Federal. Na manhã dessa sexta-feira (4/6), 97,01% deles estavam ocupados. Com isso, restavam apenas seis vagas para atender os casos mais graves.

Segundo informa o painel InfoSaúde, dos 452 leitos mobilizados na rede, 199 estão ocupados e outros 233 estão bloqueados. Com isso, a taxa de lotação geral era de 90,87% nesta manhã.

As demais 14 vagas são destinadas aos leitos pediátricos e neonatais, cuja ocupação é de 30% e 12,5%, respectivamente.

Lista de espera

A lista de espera também aumentou em relação aos dias anteriores: 22 pacientes com suspeita ou confirmação da infecção pelo coronavírus aguardam por uma das vagas.

Hospitais privados

Nos hospitais privados, apesar da lotação também elevada, a situação está menos crítica do que na rede pública. Entre os leitos destinados aos adultos, 89,07% estão ocupados. Quanto aos leitos pediátricos, apenas um das duas vagas tem pacientes. Com isso, a taxa de ocupação é de 50%.

Ao todo, a rede privada disponibilizou 305 leitos de UTI para os pacientes acometidos pela covid-19. Desses 221 estão cheios e 56 bloqueados. Os leitos livres somam 28 vagas.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação