Vacina

Mais de 135 mil vacinas aplicadas no DF em moradores de outros estados

Balanço da Secretaria de Saúde indicou que mais de 135 mil vacinas foram aplicadas no DF em moradores de outros estados. Residentes em Goiás e Minas Gerais estão nas primeiras colocações.

Correio Braziliense
postado em 16/06/2021 14:10 / atualizado em 16/06/2021 14:10
Desde o início da campanha de vacinação, foram aplicadas 89.947 primeiras doses e 45.066 segundas doses em moradores de fora do DF. -
Desde o início da campanha de vacinação, foram aplicadas 89.947 primeiras doses e 45.066 segundas doses em moradores de fora do DF. -

A Secretaria de Saúde (SES) aplicou 135.013 doses de vacina contra a covid-19 em pessoas que não residem no Distrito Federal. Segundo a pasta, desde o início da campanha de vacinação, em 19 de janeiro, foram aplicadas 89.947 primeiras doses e 45.066 segundas doses. Os dados são do balanço semanal da secretaria com informações extraídas do Ministério da Saúde e divulgados nesta terça-feira (15/6).

O moradores do estado de Goiás representam a maioria dos vacinados não residentes do DF, são 40.939 pessoas que tomaram a dose 1 e 20.867, a dose 2. Em seguida, estão os mineiros que receberam 10.380 da primeira dose e 5.451 da segunda dose. As vacinas no DF também foram procuradas por 5.957 paulistas e outros 2.741 que tomaram apenas o reforço.

Além dos três estados já citados, a secretaria identificou que moradores de todos os outros estados procuraram o DF para receber o imunizante. Segundo a pasta, o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e, por isso, não restringirá a primeira dose da vacina para pessoas de outras unidades da Federação. Porém, a segunda dose será aplicada somente em cidadãos que iniciaram a vacinação em solo brasiliense.

De acordo com a SES, a medida é importante para garantir que os moradores do DF não fiquem desassistidos sem a segunda dose. No entanto, há exceções para o cidadão reside no DF, mas tomou a primeira dose fora da cidade. Nesse caso, ele poderá receber a dose de reforço em Brasília apresentando justificativa via Ouvidoria.

Confira o ranking de vacinados moradores de outros estados abaixo:

Vacinas aplicadas no DF em moradores de outros estados da Federação.
Vacinas aplicadas no DF em moradores de outros estados da Federação. (foto: Reprodução/ SES-DF)

Balanço semanal

Através do Cartão Nacional de Saúde é possível identificar os locais de residência dos cidadãos vacinados. Além disso, o boletim também traz outras informações. Segundo o documento, 95,2% dos trabalhadores da área da saúde, seja da rede pública ou privada, tomaram a primeira dose e 71,1% já concluíram o esquema vacinal.

Outro ponto destaca o número de doses perdidas durante a campanha. Foram 7.066 até o momento, sendo que 6.509 ocorreu devido o volume insuficiente no frasco. Vale ressaltar que 10% das doses recebidas são reservadas tecnicamente para suprir essas perdas. A quantidade leva em conta o total de imunizantes disponíveis.

A secretaria recorda que no dia 5 de março a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que o Instituto Butantan reduzisse de 6,2 ml para 5,7 ml a dose da vacina Coronavac no frasco. Depois dessa data, aumentaram significativamente as queixas técnicas em relação ao volume inferior ao descrito em bula.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação