OBITUÁRIO

Morre aos 94 anos Mohamad Khodr, criador da primeira loja multicoisas do DF

Pioneiro da capital, o libanês fez história no comércio varejista e no ramo da construção civil. Foi fundador da Associação Comercial de Brasília, em 1º de julho de 1957

Talita de Souza
postado em 16/06/2021 22:40
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Morreu, nesta quarta-feira (16/6), aos 94 anos, o empresário Mohamad Khodr, devido a complicações da doença de Parkinson, com a qual convivia há alguns anos. O libanês é um pioneiro de Brasília e marcou a história da capital ao abrir, em 1959, a primeira loja das entrequadras, local que atualmente corresponde à 106 Sul.

O ramo do empreendimento também foi inédito na região: a Loja Brasília vendia desde brinquedos até panos de chão, ideal para os trabalhadores da construção da cidade encontrarem tudo o que precisavam em um só lugar. Ele também foi o fundador da Associação Comercial de Brasília, em 1º de julho de 1957.

Loja Brasília, em 1959
Loja Brasília, em 1959 (foto: Arquivo pessoal)

A família lamenta a perda do ente querido, que é considerado um pilar. “A gente tem muito orgulho da trajetória que ele construiu. Ele é o pilar da nossa família e a gente vai ter que aprender a viver sem ele. Também teremos que cuidar da minha avó, que perdeu o companheiro”, emociona-se Carol Khodr, neta de Mohamad.

De acordo com a família, Mohamad faleceu lúcido, apesar do Parkinson. Ainda na segunda-feira (11/6), ele cumpriu a rotina de ir até o escritório, na sobreloja da antiga Loja Brasília, e gerenciar os imóveis que alugava pela capital.

“Ele nunca parou de trabalhar. Sempre falava que o mais importante para o crescimento pessoal e da família é o trabalho. Ele também tinha um profundo apreço pela família. São ensinamentos que ficarão com a gente”, pontua Carol.

Um libanês no comércio brasiliense

Natural de Ain-Ata, no Líbano, Mohamad Khodr sempre esteve envolvido em atividades comerciais. Ele vendia roupas, sapatos e cintos por onde passava, desde Minas Gerais, primeiro estado em que morou no Brasil, até Goiânia, última cidade antes de vir a Brasília.

“O vovô era mascate, vendia coisas de porta em porta. Ele estava em Goiânia quando começou a construção de Brasília. Ele veio porque acreditou no potencial da cidade, no que ela representaria para ele e também para o país”, conta Carol Khodr.

Unidade da Loja Brasília
Unidade da Loja Brasília (foto: Arquivo pessoal)

Em 1959, a Loja Brasília fez história. O primeiro estabelecimento comercial da região. Por 38 anos, ele fomentou a economia da cidade. “Com a loja e os imóveis comprados, ele contribuiu para o crescimento de Brasília, criou empregos e ofereceu serviços necessários”, diz Carol.

Depois, Mohamad apostou na construção civil, com a criação da Mohamad Khodr & Cia. Até os 94 anos, o empresário gerenciava diversos empreendimentos na capital. Pai amoroso e avô presente, ele deixa seis filhos, 10 netos, dois bisnetos e muitas memórias boas.

Mohamad e a família. São seis filhos, 10 netos e dois bisnetos
Mohamad e a família. São seis filhos, 10 netos e dois bisnetos (foto: Arquivo pessoal)


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Mohamad Khodr faleceu aos 94 anos. Ele marcou o comércio varejista de Brasília
    Mohamad Khodr faleceu aos 94 anos. Ele marcou o comércio varejista de Brasília Foto: Arquivo pessoal
  • Mohamad em um dos empreendimentos durante a construção de Brasília
    Mohamad em um dos empreendimentos durante a construção de Brasília Foto: Arquivo pessoal
  • Loja Brasília, em 1959
    Loja Brasília, em 1959 Foto: Arquivo pessoal
  • Outra unidade da Loja Brasília
    Outra unidade da Loja Brasília Foto: Arquivo pessoal
  • Unidade da Loja Brasília
    Unidade da Loja Brasília Foto: Arquivo pessoal
  • Mohamad apostou no comércio varejista e na construção civil
    Mohamad apostou no comércio varejista e na construção civil Foto: Arquivo pessoal
  • Mohamad e a família. São seis filhos, 10 netos e dois bisnetos
    Mohamad e a família. São seis filhos, 10 netos e dois bisnetos Foto: Arquivo pessoal
  • Mohamad e a família
    Mohamad e a família Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação