INVESTIGAÇÃO

Caso Lázaro: "Comeu e dormiu na fazenda", alegou caseiro em depoimento

Alain Reis disse aos policiais que foragido chegou a passar cinco noites na chácara com autorização do proprietário

Darcianne Diogo
Jéssica Moura
postado em 25/06/2021 15:54 / atualizado em 25/06/2021 15:54
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Na madrugada desta sexta-feira (25/6), o caseiro Alain Reis de Santana, 32 anos, preso em flagrante por porte de arma e pelo favorecimento da fuga de Lázaro Barbosa Sousa, 32, alegou que o patrão e dono da fazenda, Elmi Caetano, 75, acobertou o fugitivo na sede da chácara.

O Correio teve acesso ao depoimento dos dois. Alain contou aos policiais que o patrão o pediu para que ele impedisse a entrada de policiais na fazenda, na quarta-feira passada (18/6). Disse, ainda, que notou que Elmi aumentou a quantidade de comida preparada para o almoço e que ele chamava Lázaro para comer.

Questionado sobre a presença de Lázaro Barbosa no local, Alain relatou que o suspeito estava pernoitando há mais de cinco dias e chegou a vê-lo por diversas vezes, inclusive portando uma espingarda e um celular. Comentou que Lázaro estaria almoçando e jantando diariamente na sede da fazenda, com o consentimento de Elmi.

Alain Reis, caseiro acusado de ajudar a acobertar Lázaro Barbosa durante fuga
Alain Reis, caseiro acusado de ajudar a acobertar Lázaro Barbosa durante fuga (foto: Material cedido ao Correio)

Rastros

Na segunda-feira (21/6), Alain contou que chegou para trabalhar pela manhã e percebeu que faltava pão e leite sobre a mesa da cozinha e havia dois copos sujos. Dois dias depois, na quarta-feira (23/6), o funcionário relatou que foi ameaçado por Lázaro, caso ele delatasse o paradeiro.

Tanto o fazendeiro quanto o caseiro foram presos nesta quinta-feira (24/6). Elmi foi detido por policiais penais da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe) enquanto estava no carro, um Fiat Strada branco. O idoso tentou fugir da abordagem, mas foi alcançado a poucos minutos.

Alain afirmou ter visto Lázaro ontem se escondendo dentro de um depósito da fazenda. Durante a tarde e começo de noite, mais de 40 viaturas invadiram a área e montaram um ponto de bloqueio na estrada, em Girassol (GO), impedindo a entrada de moradores. Para fugir, Lázaro teria corrido para o bambuzal, na direção de um córrego.

Na fazenda de Elmi, foram encontradas duas espingardas e 49 munições. Os armamentos passam por perícia. Até então, ambos eram representados pelos mesmo advogados, mas, com o conflito de teses, um outro advogado agora defende Alain.

A defesa do fazendeiro nega que ele conheça Lázaro ou que tenha qualquer relação com ele. Além disso, sustenta que a arma era de chumbinho e foi transformada em arma de calibre 22, artesanal.

Os dois aguardam a audiência de custódia, prevista para esta tarde, para saber se continuarão presos no Presídio Municipal de Águas Lindas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Advogados do caseiro e fazendeiro presos no caso Lázaro falam com o Correio
    Advogados do caseiro e fazendeiro presos no caso Lázaro falam com o Correio Foto: Ed Alves/CB/DA Press
  • Fazendeiro suspeito de favorecer Lázaro é levado para presídio de Águas Lindas
    Fazendeiro suspeito de favorecer Lázaro é levado para presídio de Águas Lindas Foto: Ed Alves/CB/DA Press
  • Buscas por Lázaro Barbosa
    Buscas por Lázaro Barbosa Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press
  • Buscas por Lázaro Barbos em Girassol (GO)
    Buscas por Lázaro Barbos em Girassol (GO) Foto: Carlos Vieira/CB/D.A. Press
  • Buscas por Lázaro Barbos em Girassol (GO)
    Buscas por Lázaro Barbos em Girassol (GO) Foto: Carlos Vieira/CB/D.A. Press
  • Buscas por Lázaro em região de chácaras em Girassol. Moradores viram um homem rondando o local
    Buscas por Lázaro em região de chácaras em Girassol. Moradores viram um homem rondando o local Foto: Carlos Vieira/CB/D.A. Press
  • Alain Reis, caseiro acusado de ajudar a acobertar Lázaro Barbosa durante fuga
    Alain Reis, caseiro acusado de ajudar a acobertar Lázaro Barbosa durante fuga Foto: Material cedido ao Correio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação