TRABALHO

Taxa de desemprego diminui no Distrito Federal

Índice passou de 21,3% para 19,4%, entre maio de 2020 e 2021. Pesquisa indica setores de construção e serviços como responsáveis pela redução na capital

Luana Patriolino
postado em 29/06/2021 21:39 / atualizado em 01/07/2021 19:32
 (crédito:  Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)

A taxa de desemprego diminuiu no Distrito Federal. De acordo com a Pesquisa mensal de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o índice passou de 21,3% para 19,4%, entre maio de 2020 e 2021 na capital.

Em relação a abril deste ano, a taxa de desemprego total ficou relativamente estável, ao passar de 19,6% para 19,4%, em maio. No mesmo período, a taxa de participação – proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – cresceu: 62,9% para 65,2%.

O resultado é devido ao crescimento setorial no número de ocupados na construção, no comércio e reparação, na indústria de transformação e nos serviços; e, segundo a forma de inserção, do crescimento do trabalho autônomo, do assalariamento com e sem carteira de trabalho assinada e do agregado de demais posições.

O empresário Marlus Franco, sócio da AMG Engenharia, conta que os negócios tiveram um aumento expressivo de 2019 até o momento. “Neste primeiro semestre do ano, estamos com cerca de 100 colaboradores. Estamos sempre contratando. Desde auxiliar de produção de obra até engenheiro”, ressalta. A empresa, que conta com 12 engenheiros, tem a expectativa de aumentar o quadro de funcionários até o final do ano. “Para o início do próximo mês, vamos necessitar de uma quantidade maior de pessoas. Estamos com vagas abertas para engenheiro e arquiteto”, afirma.

Neste mesmo período, o contingente de desempregados variou negativamente, como resultado do pequeno acréscimo do nível de ocupação (mais 6 mil postos de trabalho) em número superior à variação positiva da População Economicamente Ativa – PEA (mais 3 mil pessoas entraram no mercado de trabalho da região).

Área Metropolitana

A pesquisa na Periferia Metropolitana de Brasília (PED-PMB) mostrou que a Taxa de Desemprego Total ficou relativamente estável, ao passar de 22,9% para 23,1% da População Economicamente Ativa, entre abril e maio de 2021. No mesmo período, observou-se manutenção do nível de ocupação e oscilação positiva da PEA.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação