Janssen

Ministério da Saúde assegura a eficácia das vacinas congeladas

O carregamento passou por vistoria e foi aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde

Ricardo Daehn
postado em 03/07/2021 20:39 / atualizado em 04/07/2021 08:59
O lote de vacinas que chegou congelado ao DF é atestado como eficiente, em posicionamento do Ministério da Saúde -  (crédito: Paul Hennessy/ Divulgação)
O lote de vacinas que chegou congelado ao DF é atestado como eficiente, em posicionamento do Ministério da Saúde - (crédito: Paul Hennessy/ Divulgação)

Após o Distrito Federal anunciar recebimento de milhares de doses de vacina contra a covid-19, a Secretaria de Saúde acusou problemática na remessa, uma vez que imunizantes da Janssen chegaram congelados. Acionado, o Ministério da Saúde comunicou à imprensa que o lote informado pelo DF, composto por 2.880 doses da vacina Janssen, pode ser usado "normalmente, e de forma segura".

Os imunizantes passaram por análise, uma vez que técnicos locais identificaram o transporte dos mesmos em temperatura abaixo da ideal (2ºC). O Ministério da Saúde solicitou análise de qualidade para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), instituto ligado à Fiocruz, que atestou o fato de a temperatura não haver influenciado na qualidade da vacina.

No relatório, a coordenadora do INCQS detalhou que as vacinas poderiam ser utilizadas "respeitando o prazo de validade, desde que não tenha havido a abertura do frasco e após o vencimento deverá ser descartado".

Ela ainda explicou que as vacinas podem sofrer degradação durante o armazenamento de longo prazo em
condições de cadeia de frio (2°C a 8 ?) e isso normalmente é aumentado em temperaturas mais altas. "Consequentemente, estabelecer as características de estabilidade dos produtos é um elemento crítico da avaliação geral pela agência regulatória nacional para garantir que as vacinas licenciadas permaneçam eficazes no final de sua vida útil, quando armazenadas nas condições aprovadas", escreveu no relatório. 

A quantidade dos imunizantes, num primeiro momento mantidos sob averiguação, representa 2,6% do total das 109,8 mil doses de vacinas da Janssen, Pfizer e AstraZeneca destinadas e entregues ao DF, entre sexta-feira (2/7) e sábado (3/7).


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação