Vacinas

Covid-19: doses da Janssen chegam congeladas e não serão aplicadas

Segundo ao Secretaria de Saúde, o ministério recomendou que as doses fiquem armazenadas até análise de segurança de uso ser realizada

Samara Schwingel
postado em 03/07/2021 13:18 / atualizado em 03/07/2021 20:03
 (crédito: FREDERIC J. BROWN/AFP)
(crédito: FREDERIC J. BROWN/AFP)

O Distrito Federal recebeu, na manhã deste sábado (3/7), 40,1 mil doses da vacina contra a covid-19 Janssen. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, no momento da conferência na Rede de Frio Central, foi observado que as vacinas estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada para este imunizante, que é de 2°C.

Sendo assim, o Ministério da Saúde foi acionado pela Secretaria de Saúde local e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Por isso, elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento. 

Ainda segundo a secretaria, o ministério afirmou que, na segunda-feira (5/7), solicitará análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro aplicar essas vacinas. 

No DF, as vacinas da Janssen são, em sua maioria, utilizadas em educadores e pessoas em situação de rua, por ser o único imunizante em aplicação que tem efetividade com apenas uma dose. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação