Educação

Educação quer concluir vacinação de professores até domingo (11/7)

Pasta promete retomar aulas presenciais nas escolas públicas em 2 de agosto, em esquema híbrido

Jéssica Moura
postado em 08/07/2021 13:10 / atualizado em 08/07/2021 13:11
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

A vacinação contra a covid-19 de todos os professores deve ser completada até este domingo (11/7). A previsão é do secretário de Educação, Leandro Cruz. A categoria começou a ser imunizada em 26 de junho e, para eles, foram reservadas as doses da vacina da farmacêutica Janssen, de dose única.

"Sem dúvida nenhuma, até domingo, teremos terminado a vacinação de toda a rede pública do Distrito Federal, concluindo assim os preparativos necessários para o retorno às aulas presenciais. As nossas escolas estão preparadas, nossos professores estão ansiosos", assegurou o secretário Leandro Cruz.

Esta é a última fase de vacinação dos professores. Com isso, se confirma a perspectiva de retomada das aulas presenciais nas escolas públicas a partir de 2 de agosto. Os vacinados com a Jassen começam a produzir anticorpos que neutralizam o coronavírus 14 dias depois da aplicação.

A ideia é fazer um mutirão de vacinação para garantir as imunizações. Até esta quinta-feira (8/7), o vacinômetro da secretaria de Saúde indicava que 16.152 trabalhadores da Educação foram vacinados com a dose única. Ao todo, são 25.979 professores efetivos e 9.817 temporários.

Outros 23.638 receberam pelo menos uma dose da Coronavac ou da AstraZeneca. Apenas 235 já tomaram a dose de reforço. Esses foram os gestores escolares e professores de creches e da educação infantil, pelos quais começou a campanha de vacinação. Os alunos dessas etapas iniciais da rede pública já tinham retornado às escolas nesta segunda-feira (5/7). Nas escolas privadas, mesmo antes da vacinação, as atividades presenciais foram retomadas em setembro do ano passado.

Agora, os estudantes das demais séries vão voltar às escolas em um esquema híbrido: metade da turma segue de casa em uma semana, enquanto a outra parte vai ao colégio. Na semana seguinte, o grupo se inverte. "Garantia do distanciamento social, da higienização das mãos, uso de máscaras, e será na forma híbrida", concluiu o secretário.



 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação