IMUNIZAÇÃO

Antecipação da 2ª dose iniciará com quem recebeu AstraZeneca; saiba mais

Secretaria de Saúde definirá, nesta segunda-feira (12/7), quais serão os grupos contemplados com a medida. O intervalo mínimo é de 60 dias entre as duas doses

Cibele Moreira
postado em 12/07/2021 12:03 / atualizado em 12/07/2021 13:15
A Saúde espera receber mais doses das vacinas para poder realizar a antecipação -  (crédito: MINERVINO JUNIOR / D.A Press                           )
A Saúde espera receber mais doses das vacinas para poder realizar a antecipação - (crédito: MINERVINO JUNIOR / D.A Press )

A redução no intervalo das doses de vacinas contra a covid-19 no Distrito Federal iniciará por quem recebeu a AstraZeneca. Os detalhes de como ocorrerá essa imunização antecipada e quais grupos serão contemplados com essa medida serão definidos em reunião neste segunda-feira (12/7). De acordo com o coordenador do Comitê de Vacinação e subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, o prazo mínimo estabelecido pelos fabricantes entre a D1 e D2 de 60 dias será respeitado. 

O anúncio da antecipação foi feito pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, neste domingo (11/7). De acordo com o chefe da pasta, o intervalo de aplicação das vacinas da Pfizer e AstraZeneca serão reduzidos. No entanto, o Distrito Federal não tem estoque suficiente para atender à demanda neste primeiro momento. 

"No próximo mês vamos receber uma grande quantidade de doses, o que vai permitir a antecipação da segunda dose, seguindo uma data definida, e a ampliação de novos grupos", explica Divino Valero. "A princípio, a ideia era reduzir o intervalo das doses dos professores que receberam a AstraZeneca no início de maio", destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde. 

 

Veja o que está definido:

  • Quem completou os 90 dias entre as duas doses neste mês de julho receberá a segunda dose normalmente nos pontos de vacinação do Distrito Federal. 
  • A antecipação da 2ª dose deverá obedecer o intervalo mínimo de 60 dias entre a D1 e D2. 
  • Devido ao estoque disponível no Distrito Federal, a antecipação da 2ª dose iniciará por quem recebeu a vacina da AstraZeneca. 
  • Até o momento, não há definido um calendário de vacinação com a redução do intervalo das duas doses. 
  • É possível que os professores que receberam a primeira dose da AstraZeneca, no início de maio, recebam a segunda dose antes dos 90 dias estabelecidos inicialmente. 
  • A antecipação seguirá um critério que será definido em reunião nesta segunda-feira (12/7). 
  • Quem recebeu a 1ª dose da Pfizer, neste primeiro momento, não terá o intervalo da aplicação da D1 e D2 reduzida. 
  • De acordo com a Secretaria de Saúde, a antecipação da D2 não vai interferir na ampliação de novos grupos para a imunização. A pasta espera um grande quantitativo de doses para agosto, o que contemplará as duas fases. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação