Saúde

Secretaria da Saúde alerta a população para se vacinar contra o sarampo

Segundo a pasta, só em 2020 ocorreram 41 casos de sarampo notificados e cinco confirmados. Já em 2021, até 3 de julho foram notificados oito casos, mas nenhum foi confirmado

Correio Braziliense
postado em 19/07/2021 12:07 / atualizado em 19/07/2021 12:07
 (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF)
(crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal fez um comunicado recentemente sobre a importância da vacinação contra o sarampo. De acordo com a pasta, os números de vacinados têm registrado uma alta em comparação com 2020. E isso contribui para a diminuição de novos casos da doença.

Segundo informações da SES, só em 2020 ocorreram 41 casos de sarampo notificados e cinco confirmados. Já em 2021, até 3 de julho foram notificados oito casos, mas nenhum foi confirmado.

O objetivo da Secretaria de Saúde do DF é vacinar 95% da população-alvo, que são crianças a partir de 1 ano de idade. No ano passado, de janeiro a dezembro, a cobertura vacinal foi de 82,5%. Em 2021, de janeiro a abril, a vacina contra sarampo alcançou 88,3% de cobertura, número maior que o do ano passado, que no mesmo período registrou 63,7%.

A Secretaria explica que manter a caderneta atualizada é a única forma de controlar as doenças imunopreveníveis. E lembra que, “ao longo da história diversas doenças dizimaram populações, doenças que hoje não ouvimos mais falar, como sarampo, difteria e a poliomielite. Mas, outras que seguem endêmicas no Brasil, como a meningite, a coqueluche, a hepatite e a tuberculose, todas essas ainda apresentam casos pelo mundo”, informa.

O vírus do sarampo

O sarampo é um vírus que pode atingir as vias respiratórias, causando diarreia e infecções no encéfalo. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. É uma doença muito comum nos primeiros anos de vida da criança.

Vale ressaltar que não há nenhuma campanha de vacinação contra o sarampo programada pelo Ministério da Saúde. Contudo, a vacina que previne o sarampo, caxumba e rubéola, a chamada tríplice viral, é aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal.

A lista com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF pode ser consultada através do site InfoSaúde (info.saude.df.gov.br).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação