SAÚDE

Hmib tem infestação de piolhos de pombo após detectar superbactéria

Centro Cirúrgico Infantil foi interditado nesta quarta-feira (21/7) e as cirurgias eletivas canceladas. Foi realizada dedetização para liberar as atividades na quinta

Pedro Marra
postado em 21/07/2021 19:48 / atualizado em 21/07/2021 20:00
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Um dia após seis bebês recém-nascidos serem detectados com uma bactéria multirresistente, a Direção do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) confirmou uma infestação de piolhos de pombo no Centro Cirúrgico Infantil. O hospital diz que as providências de controle já foram tomadas. O local foi interditado, as cirurgias eletivas canceladas, e foi realizada dedetização nesta quarta-feira (21/7).

A direção do centro hospitalar acrescenta que estão sendo feitos reparos na unidade, além de limpeza no ambiente e ar-condicionado. A previsão é de que o centro cirúrgico volte a funcionar normalmente nesta quinta-feira (22/7). "Por fim, a direção destaca que as cirurgias de emergência foram encaminhadas para o Centro Cirúrgico Obstétrico", informa a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Surto bacteriano

Nessa terça-feira (20/7), o Hmib identificou um surto de uma superbactéria na unidade de terapia intensiva neonatal (Utin), uma comissão da unidade decidiu restringir parcialmente a internação de bebês recém-nascidos e grávidas. Identificada como Acinetobacter baumannii, o organismo é multirresistente a diversos antibióticos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o surto foi detectado na UTI Neonatal em 8 de julho. “A Comissão de Infecção Hospitalar foi imediatamente acionada. Dos 25 bebês internados, seis foram detectados com a bactéria. Foram tomadas todas as medidas de controle interno, coordenadas pela Comissão de Infecção Hospitalar”, informa a nota da pasta.

 

A secretaria comunicou que foi montado um sistema de vigilância regular e novos casos não foram registrados. “A pasta confirma que as pacientes recebidas na emergência do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) continuam sendo atendidas normalmente.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação