APOIO

Sinal Vermelho: 17 instituições prontas para acolher vítimas de violência

Voluntários de lojas e instituições foram capacitados pela Secretaria da Mulher para acolher mulheres em situação de violência doméstica. Vítimas com "X" vermelho na mão ou que verbalizem pedido de socorro receberão ajuda

Correio Braziliense
postado em 22/07/2021 12:15 / atualizado em 22/07/2021 12:15

A rede de apoio às vítimas de violência doméstica no Distrito Federal conta com 17 instituições participantes no programa Código Sinal Vermelho. A iniciativa visa acolher mulheres em situação de vulnerabilidade que necessitam de ajuda para sair de uma situação de violência. Basta a vítima apresentar um "X" vermelho na mão ou verbalizar aos funcionários dos estabelecimentos participantes que precisa de socorro. 

A loja de roupas infantis Cirandinha, localizada no Jardim Botânico, integra o grupo de voluntários que aderiram à campanha Sinal Vermelho. Para que os funcionários saibam como atender quem precisa de amparo, a equipe da loja recebeu um treinamento virtual, promovido pela Secretaria da Mulher. Ao receber a vítima, o estabelecimento irá acionar órgãos competentes para aquela situação. 

A proprietária da loja, Bernadeth Martins, afirma que ficou inspirada com o treinamento e está organizando sua loja para acolher melhor quem for pedir ajuda. "Uma das nossas colaboradoras é fluente em libras, então, também estaremos prontas para oferecer apoio com maior acessibilidade para mulheres com deficiência auditiva ou de fala", ressalta.

Quem receber a denúncia deve manter a calma para não chamar a atenção das pessoas à volta sobre a condição da mulher e, menos ainda, levantar suspeitas do agressor, caso ele esteja por perto. Se possível, a vítima deverá ser levada para um local seguro até que ela possa receber atendimento especializado. A providência indicada é anotar todos os dados da vítima e, caso ela tenha necessidade de sair do local, ligar, imediatamente, para os números 190 (Emergência – Polícia Militar), 197 (Denúncia – Polícia Civil) ou 180 (Central de Atendimento à Mulher) para reportar a situação às autoridades competentes.

O programa Código de Cooperação e Código Sinal Vermelho foi instituído pelo decreto Nº 41.695, de 7 de janeiro de 2021, que regulamentou a Lei nº 6.713, de 10 de novembro de 2020. O projeto é baseado na campanha original da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e está sendo colocado em prática pelas Secretarias da Mulher (SMDF), pela Segurança Pública (SSP) e pelas Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher (Deams)

A ideia é que donos de hotéis, condomínios, farmácias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais possam ser voluntários na luta pelo fim da violência de gênero e transformar seus estabelecimentos em pontos de denúncia onde as vítimas de agressão possam pedir ajuda.

Conheça os estabelecimentos participantes 

  • Dona Zuca Doçaria - 309 da Asa Norte
  • Loja Cirandinha - Jardim Botânico (Lago Sul), Condomínio San Diego
  • Bonaparte Hotel Residence - Setor Hoteleiro Sul 
  • CEBRAC - Quadra 4, Conjunto C, Planaltina
  • Pergunta Fixar - Setor de Rádio e TV Sul, quadra 701 
  • Instituto Chamaeleon
  • Parque da Cidade
  • Sesc DF
  • Sindicom (Sindicato dos Empregados no Comércio do DF)
  • Instituto Fokus - Avenida Transversal, Quadra 21, conjunto N, Paranoá
  • Restaurante Mayer - 116 na Asa Sul
  • EVida - 704/705 na Asa Norte
  • JJC Cosméticos - 305 na Asa Sul
  • Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal)
  • Condomínio Vive La Vie - Rua 36/37 Norte, Águas Claras
  • Qualifica Alimentos - 705/905, Asa Sul
  • ASBRA (Associação de Supermercados de Brasília)
  • Loja Aconchego

 Como participar?

Representantes ou entidades de estabelecimento comerciais em funcionamento em todo Distrito Federal que quiserem aderir à campanha devem enviar um e-mail para: sinalvermelho@mulher.df.gov.br.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação