obra

Museu dedicado à tecnologia será construído no lote do Touring

Conplan aprova projeto de lei que viabiliza obra. Texto agora segue para análise na Câmara Legislativa. Investimento será de R$ 160 milhões

Correio Braziliense
postado em 23/07/2021 11:02 / atualizado em 23/07/2021 11:03
O Iphan também aprovou a construção do Museu Tecnológico -  (crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press - 18/4/11)
O Iphan também aprovou a construção do Museu Tecnológico - (crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press - 18/4/11)

Com a aprovação do texto do Projeto de Lei Complementar, o Conselho de Planejamento Territorial Urbano do Distrito Federal (Conplan) autorizou a mudança no uso e ocupação do Lote 1 do Setor Cultural Sul (SCS). É nesse espaço que fica localizado o antigo Touring Club.

A matéria já tem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas ainda precisa ser apreciada pela Câmara Legislativa. O projeto prevê a construção de um museu tecnológico no local, ao lado do Museu da República e da Biblioteca Nacional. O equipamento tem inauguração prevista para abril do ano que vem, no aniversário de Brasília.

A obra será custeada pelo Sesi/Senai e o valor total é estimado em R$ 160 milhões. O museu será chamado de Sesi Lab e terá um anfiteatro externo para atividades culturais ao ar livre, quatro galerias para exposições, áreas de oficinas educativas, loja conceito, jardim e café.

Até então, a norma de uso do prédio não previa que o espaço fosse destinado a atividades culturais, como o museu. Por isso, a necessidade de uma mudança na legislação que viabilizasse a instalação do equipamento e a adaptação da infraestrutura.

Agora, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh) tem até seis meses para apresentar aos conselheiros do Conplan um estudo sobre passagens de pedestres da plataforma superior da rodoviária ao Setor Cultural Sul.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação