SAÚDE

Hmib tem infestação de piolhos de pombo após detectar superbactéria

Centro Cirúrgico Infantil foi interditado nesta quarta-feira (21/7) e as cirurgias eletivas canceladas. Foi realizada dedetização para liberar as atividades na quinta

Um dia após seis bebês recém-nascidos serem detectados com uma bactéria multirresistente, a Direção do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) confirmou uma infestação de piolhos de pombo no Centro Cirúrgico Infantil. O hospital diz que as providências de controle já foram tomadas. O local foi interditado, as cirurgias eletivas canceladas, e foi realizada dedetização nesta quarta-feira (21/7).

A direção do centro hospitalar acrescenta que estão sendo feitos reparos na unidade, além de limpeza no ambiente e ar-condicionado. A previsão é de que o centro cirúrgico volte a funcionar normalmente nesta quinta-feira (22/7). "Por fim, a direção destaca que as cirurgias de emergência foram encaminhadas para o Centro Cirúrgico Obstétrico", informa a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Surto bacteriano

Nessa terça-feira (20/7), o Hmib identificou um surto de uma superbactéria na unidade de terapia intensiva neonatal (Utin), uma comissão da unidade decidiu restringir parcialmente a internação de bebês recém-nascidos e grávidas. Identificada como Acinetobacter baumannii, o organismo é multirresistente a diversos antibióticos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o surto foi detectado na UTI Neonatal em 8 de julho. “A Comissão de Infecção Hospitalar foi imediatamente acionada. Dos 25 bebês internados, seis foram detectados com a bactéria. Foram tomadas todas as medidas de controle interno, coordenadas pela Comissão de Infecção Hospitalar”, informa a nota da pasta.

Saiba Mais

 

A secretaria comunicou que foi montado um sistema de vigilância regular e novos casos não foram registrados. “A pasta confirma que as pacientes recebidas na emergência do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) continuam sendo atendidas normalmente.”