Pandemia

Covid-19: GDF inclui adolescentes com deficiência na vacinação

Poderão agendar atendimento pessoas de 12 a 17 anos que possuam síndrome de Down, autismo, deficiência física, visual, mental ou auditiva e deficiência múltipla. Serão 5 mil vagas abertas a partir das 14h desta quarta-feira (4/8)

Samara Schwingel
postado em 03/08/2021 19:37 / atualizado em 03/08/2021 19:37
 (crédito: Menahem KAHANA / AFP)
(crédito: Menahem KAHANA / AFP)

O Governo do Distrito Federal acrescentou mais doenças à lista de comorbidades a serem contempladas na vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão atendidos adolescentes com síndrome de Down, autismo, deficiência física, visual, mental ou auditiva e deficiência múltipla.

O agendamento para esse público começará às 14h desta quarta-feira (4/8). Para agendar, basta acessar o site vacina.saude.df.gov.br. Serão 5 mil vagas no total, como informou o governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta terça-feira (3/8). O atendimento começa na quinta (5/7) e termina na sexta-feira (6/7). Quem tiver qualquer dificuldade de acesso à internet para fazer o agendamento deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima.

Para a vacinação dos adolescentes com autismo ou com deficiência será necessário apresentar relatório médico ou outro documento que comprove a condição, como carteirinha ou registro.

No ato do agendamento, o sistema da Secretaria de Saúde irá reconhecer, pelo CPF do usuário, se ele é portador de alguma comorbidade no caso de haver registro de atendimentos no SUS. Não havendo esse reconhecimento, o usuário poderá se cadastrar, no entanto, deverá apresentar um laudo médico — no caso daqueles com autismo — quando for vacinar.

Vacinação

Nesta terça-feira (3/8), teve início a vacinação para pessoas com 30 anos ou mais. O Distrito Federal separou 170 mil doses de vacinas contra a covid-19 para esse público. A imunização do grupo começou nesta terça-feira (3/8), às 8h e às 9h, nos pontos drive-thru e em 79 postos de atendimento.

Na primeira horas do dia, na unidade básica de saúde II (UBS), da Asa Norte (114/115), a fila contornou a quadra. Quem chegou à UBS por volta das 6h já encontrou uma longa fila se formando com mais de 100 pessoas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação