INFLAÇÃO

Em julho, preços no DF sobem 0,9% e têm maior alta para o mês desde 2002

Índices indicam crescimento na comparação com junho. Em 12 meses, o acúmulo amplo é de 7,73%; para as faixas de baixa renda, 8,79%. Gasolina, passagens aéreas e energia elétrica registram as maiores altas

Ana Isabel Mansur
postado em 10/08/2021 17:47 / atualizado em 10/08/2021 18:45
Maior contribuição para o aumento de preços no mês veio da alta da gasolina -
Maior contribuição para o aumento de preços no mês veio da alta da gasolina -

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, registrou alta de 0,9% no Distrito Federal em julho de 2021, na comparação com o mês anterior. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A alta do IPCA para o mês é a maior desde 2002.

Em junho, o IPCA do Distrito Federal foi o menor entre as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE, com aumento de 0,17%. Agora, o número é apenas o oitavo menor do país.

A média nacional da taxa ficou em 0,96% no mês passado. No acumulado de 12 meses, a inflação da capital federal é a segunda menor, com alta de 7,73%. No Brasil, o IPCA dos últimos 12 meses cresceu 8,99%.

INPC

Já a inflação das famílias com rendimento entre um e cinco salários mínimos, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ficou em 1,07% no mesmo período. Em relação ao INPC, houve alta de 8,79% no DF em 12 meses e a média nacional cresceu 9,85%.

O IPCA é divulgado mensalmente e acompanha a variação dos preços de bens e serviços comprados pelo consumidor final para famílias com renda de até 40 salários mínimos. O índice é o indicador oficial da inflação no país e tem mostrado que a alta de preços está acelerando no DF.

Itens

No IPCA de julho do DF, a maior contribuição para o aumento de preços veio do grupo de transportes, com crescimento de 1,98% — principalmente por conta da alta de 2,71% da gasolina, refletida pela elevação da cotação do barril do petróleo e da desvalorização cambial.

O preço das passagens aéreas aumentou 26,3% no período, mas teve menos influência no índice final do que o custo da gasolina. O crescimento pode ser explicado pela procura por viagens que o mês de julho, de férias escolares, acarreta.

O grupo de habitação também contribuiu para a alta de preços no DF devido ao aumento de 6,68% na energia elétrica. A elevação se deu por conta do reajuste de R$ 3,25 no valor da bandeira tarifária vermelha de patamar 2, feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Renda

Apenas os grupos de saúde (-0,81%) e comunicação (-0,06%) tiveram redução de preços no IPCA em julho, mas o decréscimo na comunicação foi tão pequeno que não influenciou o índice final.

Essa estrutura inflacionária da capital federal ajuda a explicar o porquê de as famílias de baixa renda terem percebido um aumento de preços superior (+1,13%) àquele observado nos 25% mais ricos do DF (+0,94%). O preço dos planos de saúde, principal fator de deflação do grupo de saúde, participa menos do orçamento da faixa de renda baixa.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação