Previsão do Tempo

Com umidade em 15%, domingo (15) fica entre os dias mais secos do ano no DF

Até então, o dia mais seco tinha sido em 20 de julho, quando o DF registrou 13% de umidade em Brazlândia

Ana Maria da Silva
postado em 15/08/2021 09:08
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A seca continua a castigar os brasilienses neste domingo (15/7). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas horas mais quentes, a umidade relativa do ar pode chegar a 15%, registrando o segundo dia mais seco do ano. Até então, o recorde de 2021 foi registrado em 20 de julho, em Brazlândia, com 13% de umidade.

A temperatura mínima caiu para 13ºC nesta madrugada. A máxima deve alcançar os 30ºC, na hora mais quente do dia. O céu ficará com poucas nuvens e deve ter névoa seca, fenômeno meteorológico que ocorre quando está muito quente, com baixa umidade, fazendo a visibilidade oscilar.

De acordo com Mamedes, a climatologia deve seguir o mesmo padrão nos próximos dias. “Agora, vai haver elevação nas temperaturas, porque é um período de poucas nuvens. Na madrugada, fica friozinha, porque há queda na temperatura durante a noite, mas ao longo do dia começa a esquentar e a amplitude térmica começa a ser maior”, diz.

Neste sábado (14/7), a condição climática não foi diferente na capital: a mínima registrada foi 16%. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz, a queda na umidade relativa do ar é comum nos meses de agosto e setembro. “Na climatologia, ela tende a seguir esse caminho. Agosto e setembro normalmente registram baixa umidade no DF. O que faz com que ocorra essa queda é a massa de ar seco que predomina na região durante o período”, diz.

Cuidados

A orientação da Defesa Civil é beber, pelo menos, seis copos d'água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quatros, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Também faz parte das recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho.

Confira a orientação para cada nível de medição:

Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.

Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h;
- Manter os ambientes internos úmidos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE