Proteção

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos começa nesta quinta

Campanha de vacinação vai seguir até o dia 21 de agosto em diversos centros de imunização no Distrito Federal

Nélio Sousa*
postado em 19/08/2021 12:34 / atualizado em 19/08/2021 12:35
Vacinação é importante para manter a raiva erradicada -  (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde)
Vacinação é importante para manter a raiva erradicada - (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde)

Chegou a vez de cães e gatos se protegerem contra a raiva. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal iniciou a campanha de vacinação antirrábica nesta quinta-feira (19/8). Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis acima de três meses de vida. Os donos dos pets têm até o dia 21 de agosto para levar os animais a um dos centros de imunização.

Os pontos de vacinação funcionarão das 9h às 16h nas regiões de Arniqueira, Vicente Pires e Águas Claras. A lista com os centros será atualizada semanalmente através do site da Secretaria de Saúde.

A doença

De acordo com a Secretaria de Saúde, a raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose, um tipo de doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

Cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias. Os principais sintomas nos animais são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Outros animais como bois, vacas, coelhos e morcegos podem transmitir a raiva.

O que dizem os especialistas?

A médica clínica geral Elida Ribeiro, especialista em endocrinologia e metabologia em pequenos animais, alerta a população para que busque os pontos de vacinação para a imunização dos bichos. "A raiva é uma doença incurável que pode ser transmitida para o humano. Deste modo, a única forma de prevenção é a vacinação, por isso é de extrema importância que todos os pets sejam levados para vacinação contra a doença", diz a especialista.

Elida Ribeiro alerta que o vírus da raiva é capaz de acometer gravemente o sistema nervoso central e, por isso, a raiva é considerada uma doença grave para o ser humano. "Com um alto nível de letalidade podendo chegar a quase 100%. A raiva não tem cura e sua evolução é muito rápida", destaca a médica.

A especialista relata que a vacinação contra a raiva é essencial para cães e gatos, sendo a melhor forma de prevenir a difusão da doença. "Os animais domésticos devem ser vacinados pelo menos uma vez por ano, o Brasil é considerado um país livre da raiva através da vacinação, sendo essa uma vacina de caráter obrigatório em todo território nacional", completou.

Vale destacar que a vacinação também ocorre nos núcleos de Vigilância Ambiental, durante todo o ano, aqui no DF. Veja onde vacinar seu pet até o próximo sábado:


* Estagiário sob supervisão Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação