Compartilhamento de dados

Acordo de compartilhamento de dados entre Codeplan e CGDF é prorrogado

Segundo a CGDF, o objetivo é fazer estudos e pesquisas sobre a gestão pública no DF. Compartilhamento de dados possibilita pesquisa mais sistemática

Correio Braziliense
postado em 24/08/2021 11:17 / atualizado em 24/08/2021 11:17
Acordo facilita produção de conhecimento de forma mais sitemática -
Acordo facilita produção de conhecimento de forma mais sitemática -

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) prorrogaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a implementação de ações referentes ao compartilhamento de processo, softwares e dados por mais cinco anos. O primeiro acordo foi firmado em julho de 2016 e teve vigência de cinco anos.

O objetivo da prorrogação é assegurar a realização de estudos e pesquisas para produzir conhecimento de forma sistemática sobre as características da gestão pública, bem como os impactos envolvidos.

Segundo a CGDF, novas áreas da controladoria serão beneficiadas com a prorrogação do acordo. Além disso, durante a execução do ACT, outros projetos podem ser inseridos ou retirados no escopo da parceria com a Codeplan. Para tanto, é necessário, desde que aprovado pelos integrantes.

Benefícios e objetivos

A Ouvidoria-Geral do DF será beneficiada com serviço de geolocalização no sistema OUV-DF e com estudos analíticos para recomendações de melhorias nas políticas públicas com base nos dados de Ouvidoria. Enquanto a Subcontroladoria de Transparência e Controle Social fará a atualização de dados abertos da Codeplan no Portal De Dados Abertos.

Outro beneficiado pela prorrogação do acordo será a Assessoria de Inteligência e Informações Estratégicas que terá dados para a elaboração de estudos que envolvem valores/remuneração de imóveis e famílias, por localidade/CEP e pesquisas na área de combate à corrupção.

Já a Coordenação de Unidades de Controle Interno da Subcontroladoria de Controle Interno utilizará os dados para a elaboração de cartografias relacionadas a temas como benefícios sociais do DF sem miséria pagos a servidores e para verificação de vínculos de servidores com empresas credoras do DF. Outro uso será para ter acesso a despesas sem cobertura contratual e despesas de exercícios anteriores com informações sobre órgão e faixa de renda dos servidores beneficiados, sobre órgão e enquadramento fiscal das empresas credoras.

Por fim, a Coordenação de Auditoria de Desempenho Governamental vai realizar pesquisas conjuntas com a Codeplan, no médio prazo, focadas na avaliação do impacto de intervenções promovidas pelas ações que integram as políticas públicas do Plano Plurianual vigente (2020/2023). Além disso, terá apoio estatístico para análise de dados extraídos dos Sistemas Governamentais e para análise de eficiência das políticas públicas no curto prazo. A coordenação fará também o compartilhamento de bases de dados de sistemas governamentais para avaliações de políticas públicas.

Com informações da CGDF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação