Produção agrícola

GDF publica nova legislação para defesa sanitária vegetal

A lei deve ser regulamentada pelo governador Ibaneis Rocha no prazo de 180 dias. Nova legislação tem medidas de contenção e controle de pragas

Correio Braziliense
postado em 25/08/2021 18:05 / atualizado em 25/08/2021 18:05
 (crédito: Seagri-DF)
(crédito: Seagri-DF)

A nova Legislação Distrital de Sanidade Vegetal tem o objetivo de adotar medidas de prevenção, controle, identificação e erradicação das pragas vegetais para proteger a saúde humana e animal, além da integridade do meio ambiente. A Subsecretária de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), Danielle Araujo, diz que a lei busca contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e promover a segurança alimentar.

Novos critérios também foram definidos para o transporte de vegetais: será necessário a apresentação de documentação específica que, de acordo com a Seagri-DF, tem o objetivo de controlar esses produtos. Há também a previsão da obrigatoriedade de atualização cadastral periódica da produção agrícola das propriedades rurais do DF. Segundo o engenheiro agrônomo e Coordenador de Sanidade Vegetal da Seagri-DF, Karlos Edward Santana, essa ação é fundamental para o Serviço de Defesa Agropecuária que planeja as medidas de prevenção de pragas.

Na lei também está prevista a razoabilidade dos valores das multas aplicadas em casos de infrações sanitárias, que terão níveis de gravidade e sanções aplicadas mais definidas. As ações da Defesa Agropecuária serão mais efetivas e levarão mais segurança jurídica para as equipes de fiscalização.

*Com informações da Seagri-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação