Evento em Brasília

Depois de 10 anos, Lago Paranoá recebe Procissão Náutica de Dom Bosco

Evento marca os 138 anos do padre italiano, padroeiro de Brasília. Última procissão ocorreu em 2011

Ana Isabel Mansur
postado em 29/08/2021 13:26 / atualizado em 29/08/2021 13:28
Procissão Náutica Dom Bosco -  (crédito: Minervino Júnior/CB/DA Press)
Procissão Náutica Dom Bosco - (crédito: Minervino Júnior/CB/DA Press)

Uma legião de barcos, lanchas e catamarãs tomou o Lago Paranoá no fim da manhã deste domingo (29/8). Depois de 10 anos, a Procissão Náutica voltou a ser realizada — o evento não acontecia desde 2011. Cerca de 30 embarcações acompanharam a procissão, guiada por um catamarã clerical, com a imagem de Dom Bosco na proa.

Entre as autoridades presentes, estavam o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha; a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires; o secretário de Economia do DF, André Clemente; e o Almirante Kerr, comandante do 7 Distrito Naval.

  • Procissão Náutica Dom Bosco
    Procissão Náutica Dom Bosco Minervino Júnior/CB/Da Press
  • Procissão Náutica Dom Bosco
    Procissão Náutica Dom Bosco Minervino Júnior/CB/Da Press
  • Procissão Náutica Dom Bosco
    Procissão Náutica Dom Bosco Minervino Júnior/CB/DA Press
  • Governador Ibaneis Rocha (MDB) participa da Procissão Náutica
    Governador Ibaneis Rocha (MDB) participa da Procissão Náutica Minervino Júnior/CB/DA Press

 Comemoração

O evento de aniversário do padre italiano começou às 8h, com uma carreata partindo do Santuário São João Bosco, na 702 Sul, com destino à Ermida Dom Bosco, para a tradicional missa campal, realizada anualmente.

Por volta de 11h30, a procissão largou do deck da ermida rumo à Ponte JK, onde o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, concedeu uma benção. Após a chegada do Lago Paranoá, o evento seguiu em carreata até a Paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante.

Cerca de 430 pessoas participaram da missa campal, entre autoridades, convidados, jurados da procissão e fiéis. Os protocolos de segurança contra a covid-19 foram seguidos durante todo o culto. Todos os presentes usaram máscara de proteção facial e cada cadeira, distante um metro uma da outra, continha um frasco de álcool em gel. Os participantes se acomodaram em tendas abertas nas laterais.

O governador participou do começo da procissão em uma lancha própria, acompanhado da primeira-dama, do filho mais novo e de amigos próximos. Ibaneis conduzia a embarcação.

O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur), com apoio da Secretaria de Governo (Segov). A Marinha do Brasil prestou suporte logístico à comemoração, que contou também com a participação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), além da parceria da Arquidiocese de Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação