PANDEMIA

Universidades do DF avaliam possibilidade de retomar atividades presenciais

Com avanço da vacinação no DF, instituições de ensino superior analisam retomada das atividades presenciais. Estabelecimentos de ensino particulares têm autonomia para decidir sobre a volta. Na Universidade de Brasília, qualquer mudança ocorrerá só em 2022

Edis Henrique Peres
postado em 30/08/2021 06:00 / atualizado em 30/08/2021 19:41
Orientação de sindicato dos estabelecimentos particulares de ensino é de que cada universidade decida pela melhor forma de retomada -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press - 29/10/2017)
Orientação de sindicato dos estabelecimentos particulares de ensino é de que cada universidade decida pela melhor forma de retomada - (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press - 29/10/2017)

O avanço da vacinação no Distrito Federal e a volta às escolas dos estudantes da rede pública têm motivado o ensino superior a cogitar o retorno das atividades presenciais. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sindepes-DF), em deliberação da categoria, decidiu que cada instituição de ensino superior terá autonomia para escolher pelo retorno ou não de suas atividades, observando as necessidades específicas e o cenário de cada uma. Motivada pela vacinação de pessoas de 17 anos, que começou na terça-feira, a Universidade de Brasília (UnB) também avalia uma retomada. No entanto, de acordo com o decano de Graduação da UnB, Diêgo Madureira, qualquer mudança será efetiva somente a partir do próximo semestre, em 2022.

“Cada universidade está com calendários letivos distintos. No caso da UnB, iniciamos o nosso período letivo em junho, e ele vai até 6 de novembro. Qualquer mudança no formato de execução das atividades será no próximo semestre. Até porque, mesmo a oferta de vagas para as disciplinas é diferente no modelo presencial e no remoto. Temos um Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que é um colegiado que toma essa decisão. O órgão analisa o cenário epidemiológico e inicia um planejamento de acordo com os resultados”, explica Diêgo.

O decano pontua que, no atual ritmo de imunização, é provável que no começo de 2022 sejam retomadas as atividades presenciais. “As medidas de álcool em gel, sensores nas torneiras e medidores de temperaturas já foram tomadas. No entanto, quem planeja isso é o Comitê. E percebemos a comunidade muito ansiosa com uma mudança no formato do semestre, mas ela não pode ser tomada durante o semestre em curso”, reforça.

A orientação do Sindepes-DF é que cada universidade “equilibre a melhor forma de entrega acadêmica-pedagógica dos conteúdos programados para o segundo semestre letivo de 2021”. “Salientamos que o momento ainda exige atenção e cautela e que o cumprimento dos protocolos de segurança, independentemente da modalidade adotada, continua estabelecido como prioridade para todas as instituições”, ressalta Luiz França, presidente do sindicato.

Segurança

A Universidade Católica de Brasília (UCB), por exemplo, voltou o ensino presencial para os alunos de atividades práticas, principalmente aqueles da área de saúde, estágios e pesquisa. “A universidade ainda não tem uma data exata para retornar às aulas presenciais teóricas. Para discutir internamente a decisão, criamos um grupo de trabalho multidisciplinar, que avaliará a retomada progressiva das atividades, priorizando, inicialmente, a retomada das atividades práticas, os estágios, as ações em laboratórios e, por fim, as aulas teóricas. Queremos que os nossos estudantes se sintam seguros, que disponham de espaços confortáveis e que sigam reconhecendo o compromisso da universidade com a vida de cada um deles”, afirma a professora Adriana Pelizzari, pró-reitora da instituição.

Questionado sobre a retomada, o Centro Universitário Iesb informou que, até a conclusão da vacinação dos alunos, trabalhará com o retorno de forma escalonada, com o modelo híbrido para os cursos presenciais. “Ou seja, as práticas de laboratório ocorrem de forma presencial, respeitando todos os protocolos de segurança recomendados, e as atividades teóricas são oferecidas de forma síncrona remotamente. Nesse cenário, estão sendo respeitados alunos, professores e demais colaboradores, para que estejam em segurança e recebam educação de qualidade”, pontua.

O Centro Universitário de Brasília (UniCeub) explicou que a instituição desenvolveu um planejamento de volta gradativa das aulas. “(O retorno) terá início com a retomada das atividades práticas. O comitê criado para tratar este tema tem como prioridade máxima a segurança e saúde dos seus alunos e funcionários e está seguindo cautelosamente todos os protocolos de combate à pandemia”, garantiu a instituição, em nota.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação